
A responsável pela colorização foi a belo-horizontina Marina Amaral, de 26 anos, que desde 2015 atua nessa área e cujo trabalho se tornou conhecido quando fotos manipuladas e publicadas por ela viralizaram nas redes sociais, o que fez com que fosse convidada pelo historiador Dan Jones para produzir um livro com fotos colorizadas e seus respectivos contextos históricos. A obra, The Colour of Time, se tornou bestseller na plataforma Amazon. "Quando Eva me pediu para restaurar e colorizar a foto da mãe dela, quase neguei, pela responsabilidade", conta Marina, que depois pensou melhor e aceitou o pedido, muito honrada. "Sinto uma felicidade muito grande por ter tido a chance de proporcionar uma experiência tão bonita para ela. A mãe foi morta na câmara de gás logo que a família chegou ao campo de concentração, então, Eva não a via ‘em cores’ desde criança, e isso foi muito forte para mim."


As fotos colorizadas, postadas em suas redes sociais, viralizaram várias vezes e a tornaram reconhecida - evidenciando que sua técnica, apesar de autodidata, era séria. Foi por causa dos posts do Twitter que o historiador Dan Jones a encontrou. "Ele me mandou uma mensagem privada, perguntou se eu já tinha assinado contrato com alguma editora, e eu disse que não. Dois dias depois, estávamos fechando o contrato com a nossa editora para publicar o que viria a ser The Colour of Time, lançado em 2018", conta. O livro aborda os principais eventos que marcaram o mundo entre 1850 e 1950. São 200 fotos colorizadas por Marina, acompanhadas por textos escritos por Dan. Traduzido para 13 idiomas, já estava entre os mais vendidos do Reino Unido antes mesmo de ser lançado.

Um de seus projetos pessoais é o portal Faces of Auschwitz, fundado e idealizado por ela, com o apoio do Museu de Auschwitz, na Polônia. Na plataforma, são compartilhadas fotos (colorizadas por ela), histórias e documentos relativos ao contexto histórico do local, além de um documentário, que está sendo produzido. "Planejamos também uma exposição", completa. Foi no contexto desse projeto que ela conheceu Eva Kor.

A parceria com o historiador Dan Jones rendeu outro livro, The World Aflame, lançado este ano, que segue o mesmo modelo do anterior, mas foca no período das Guerras Mundiais (1914-1945). Atualmente, a belo-horizontina está envolvida na pós-produção do documentário filmado em Auschwitz em 2018, e começando a trabalhar no terceiro livro com Dan, sobre mulheres que marcaram a história.


Veja mais fotos colorizadas por Marina Amaral no Instagram, Twitter e Facebook dela.