Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL SAUDE

Mineiros do Ano 2020 - Erika Vrandecic

A cardiologista assumiu o Biocor Instituto no final de 2019 e já passou por uma prova de fogo, que está vencendo preservando os valores herdados de seu pai, Mario Vrandecic: humanismo, fé e ciência


postado em 16/02/2021 16:13

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Diretora do Biocor Instituto, em Nova Lima, Erika Vrandecic costuma definir a medicina e a cirurgia cardíaca como dádivas que levam o médico a experimentar muito de perto o amor ao próximo. Se havia alguma dúvida sobre essa convicção, 2020 ajudou a provar a teoria. Érika assumiu no fim de 2019 a responsabilidade de dirigir o Biocor, referência em alta complexidade e procedimentos inovadores. Além de levar adiante o legado de seu pai, o médico Mario Vrandecic, fundador do instituto, Erika tomou parte em uma guerra repentina, com inimigo pouco conhecido, responsável por fazer milhares de vítimas no Brasil e milhões no mundo. Em meio à tempestade, o Biocor Instituto conseguiu atravessar os tempos difíceis mantendo seus projetos de inovação e infraestrutura, ampliando o atendimento à população.

Erika Vrandecic precisou tomar decisões em um cenário pouco claro, que impôs ao setor da saúde uma nova forma de trabalho, com rígidos protocolos de segurança. A decisão do Biocor foi de se adequar ao novo cenário e seguir em frente com investimentos que estavam em curso antes da pandemia. As obras de infraestrutura e ampliação foram mantidas e caminharam juntas com uma série de novos procedimentos de segurança implementados para que o hospital pudesse atuar no atendimento aos pacientes com a Covid-19 e também seguir com os procedimentos eletivos. Em pleno turbilhão, o tempo mostrou que as medidas foram acertadas. "As iniciativas privadas estão se associando ao esforço nacional, o que trouxe bons efeitos, mas ainda temos muito a fazer", diz Erika.

Durante o segundo e terceiro trimestres de 2020, o Biocor teve um acréscimo em seus custos de quase 1,5 milhão de reais com produtos de proteção e segurança a seus colaboradores. Pouco antes do início da pandemia do novo coronavírus, o instituto havia acabado de inaugurar seu novo Pronto Atendimento e a pandemia foi um teste de fogo para a estrutura. "Ela se mostrou plenamente eficaz", comemora Erika, que decidiu manter a política de investimentos, acelerando suas obras de ampliação e modernização, de modo a permitir que a infraestrutura estivesse pronta para atender às necessidades da sociedade. O treinamento de médicos e de toda a equipe para a nova realidade do trabalho foi outro ponto alto na rotina do Instituto. "Dessa forma, permanecemos preparados cientifica e tecnologicamente, bem como continuamos aprimorando ainda mais o nosso diferencial de acolhimento, resguardando a segurança e o bem estar dos diferentes públicos que precisam dos nossos cuidados."

Depois de nove meses de pandemia, Erika tem clareza que a guerra não acabou. Ela acredita que o Biocor Instituto enfrenta a pandemia preservando seus valores, herdados do fundador Mario Vrandecic. "Liderança e experiência são fundamentais, mas é imprescindível ter como norte o humanismo, a fé e a ciência", diz. "Continuamos apaixonados e colocando em prática, todos os dias, o cuidado focado no nosso paciente e na preservação da nossa equipe de profissionais de saúde." Foram muitas as decisões de 2020, mas a primeira delas, Erika tomou ainda criança, por influência do seu pai, a de ser médica e estar sempre pronta para os desafios.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade