Publicidade

Estado de Minas BELEZA

O que levar em conta na hora de se arriscar em uma harmonização facial

Profissionais envolvidos e substâncias utilizadas devem ser observados para garantir um rosto bonito e natural


postado em 09/09/2021 09:38 / atualizado em 09/09/2021 09:38

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Um rosto mais harmônico e bonito. Esse é o desejo de quem procura um profissional para realizar a chamada "harmonização facial". Mas o que começa com a busca pelo belo pode se transformar em transtorno se alguns cuidados não forem tomados. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a técnica, que vem se popularizando nos últimos 2 anos, é um conjunto de procedimentos estéticos na face com o objetivo de reduzir as imperfeições e tornar o rosto mais harmônico. Bichectomia, cirurgia de pálpebra, implantes faciais, lifting e cirurgia de nariz são alguns dos procedimentos que podem ser adotados, conforme o objetivo do paciente, além de aplicação de toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico. Correções nos dentes e na arcada dentária também podem ser realizadas para realçar o sorriso e melhorar a estética do rosto.

O dermatologista Lucas Miranda, com a empresária Bruna Lopes defende que o mais indicado é se prevenir:
O dermatologista Lucas Miranda, com a empresária Bruna Lopes defende que o mais indicado é se prevenir: "A reversão do procedimento é um processo mais delicado e demorado, que depende muito da área e do volume a ser removido" (foto: Leca Novo/Divulgação)
Por se tratar de um conjunto de procedimentos, a SBCP não estima um percentual oficial de aumento de procura pela técnica, mas o cirurgião plástico Leandro Gontijo garante que a busca subiu pelo menos 100% nos últimos 12 meses. "A procura aumentou muito, especialmente pela enxertia facial de gordura, graças à durabilidade do resultado e menor chances de intercorrências", diz o especialista. A lipoenxertia, umas das técnicas para a harmonização, é o preenchimento com a gordura do próprio corpo, utilizada para definir ou dar volume a certas partes da face. Segundo o médico, ela é considerada mais segura que outros tipos de preenchimento, como o ácido hialurônico, que é industrializado. "O risco de alergias e reações adversas é menor, já que o preenchedor (gordura) foi retirado do próprio paciente."

Segundo Leandro, com a popularização da harmonização facial também cresceu o número de pacientes que procuram um médico para reverter o procedimento, seja por rejeição ou por insatisfação com o resultado final. "Há os excessos e insatisfações", diz. Felizmente, a reversão é possível na maior parte dos casos. "Se o preenchimento for realizado com ácido hialurônico, aplicamos uma enzima que retira quase instantaneamente o produto", explica o cirurgião plástico. Caso seja usado um preenchedor definitivo, como o metacrilato, é necessária a remoção cirúrgica. No caso de preenchimento com gordura, o tratamento é com lipoaspiração ou utilização de enzimas.

A dentista Letícia Vilela Arbex aposta nas simulações digitais para evitar mal entendidos:
A dentista Letícia Vilela Arbex aposta nas simulações digitais para evitar mal entendidos: "Podemos realizar projetos digitais ou em modelos físicos do novo sorriso e fazer um %u2018test drive%u2019 direto na boca do paciente com o intuito de prever o resultado" (foto: Divulgação)
Apesar da possibilidade de reversão, o dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), defende que o mais indicado é se prevenir. "A reversão do procedimento é um processo mais delicado e demorado, que depende muito da área e do volume a ser removido", diz. Ele relata que técnicas realizadas de forma incorreta podem gerar, além de deformidades, intercorrências como oclusão vascular, com interrupção do fluxo sanguíneo no local; e necrose, que é a morte do tecido. "Além disso, a assepsia correta é importante para prevenir infecções de pele e subcutâneas." Para o médico, a escolha do profissional que vai realizar o procedimento é etapa crucial para o êxito no tratamento. "É importante buscar alguém habilitado, com amplo conhecimento anatômico, senso estético aguçado, experiência na área e que utilize bons materiais", diz.

A receita foi o que permitiu um bom resultado para empresária Bruna Lopes, de 35 anos. A moça queria realçar as maçãs do rosto de forma natural, porque sentia que tinha perdido sustentação com o passar dos anos, e clarear a região das olheiras. "Fui em um profissional em que confiei, para que ele pudesse me indicar o melhor procedimento. Meu dermatologista indicou, então, a harmonização facial", conta. Ela fez o tratamento com laser para clarear a região dos olhos, e o preenchimento para corrigir a sustentação da face e realçar as maçãs do rosto, além de aplicação de ácido hialurônico para corrigir a projeção do queixo. "Senti que o resultado foi uma intervenção muito discreta, mas que realçou uma beleza natural, que eu tinha perdido por causa da idade."

O cirurgião plástico Leandro Gontijo garante que a busca pela harmonização subiu pelo menos 100% nos últimos 12 meses:
O cirurgião plástico Leandro Gontijo garante que a busca pela harmonização subiu pelo menos 100% nos últimos 12 meses: "A procura aumentou muito, especialmente pela enxertia facial de gordura, graças à durabilidade do resultado e menor chances de intercorrências" (foto: Edy Fernandes/Divulgação)
Especialista em dentística restauradora e reabilitação oral, a dentista Letícia Vilela Arbex também defende que, antes de qualquer intervenção na face, é recomendado fazer uma avaliação bucal minuciosa. "Desgastes dentários severos e mau posicionamento dentário podem alterar a altura da face e afetar posicionamento dos lábios, entre outras imperfeições", diz. "Reabilitações orais bem feitas conferem equilíbrio, harmonia e estética, não só de dentes e gengiva, mas também da face como um todo." Ela acredita que a dedicação à fase de planejamento traz maior segurança e previsibilidade à execução. Com isso, os resultados são mais assertivos. "Uma conversa franca sobre os anseios de cada cliente, esclarecendo os pontos positivos e negativos do planejamento, bem como todos os riscos e limites dos procedimentos, são grandes diferenciais no grau de satisfação final."

A especialista explica também que as simulações digitais são aliadas para dar uma ideia do resultado final antes de executar os procedimentos. "Podemos realizar projetos digitais ou em modelos físicos do novo sorriso e fazer um ‘test drive’ direto na boca do paciente com o intuito de prever o resultado", diz. Para Letícia, é crucial desmitificar o padrão de beleza irreal, baseado em filtros de redes sociais. "Infelizmente é o que muitas pessoas têm buscado, o que cria uma desarmonização facial e vira uma patologia", afirma. "O segredo é evitar exageros, focar em resultados naturais e jamais colocar a saúde em risco."

Especialistas explicam os principais cuidados para uma boa harmonização facial

  • Busque profissionais capacitados, que tenham registro e autorização para executar os procedimentos

  • Lembre-se de que não é um procedimento livre de complicações e o profissional deverá ser apto a identificar um possível problema e, acima de tudo, saber tratá-lo

  • Fique atento à higiene. O tratamento pode ser feito no próprio consultório, mas é preciso seguir todas as regras de vigilância sanitária

  • Evite tratamentos que busquem um rosto padronizado, sem respeitar as características individuais de cada face

  • Fique atento às contraindicações, como gravidez, lactação, histórico de reações alérgicas a algum dos produtos ou doença autoimune

  • Busque profissionais que sejam minimamente invasivos e usem materiais de qualidade

  • Faça um planejamento adequado junto com o profissional escolhido e seja claro sobre os resultados desejados

  • Após o procedimento, siga todas as recomendações médicas para a recuperação e manutenção do tratamento

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade