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Estado de Minas DÉCOR

Dominox comemora 20 anos com loja-conceito e novo ciclo na fábrica

Marca mineira passa a produzir, também, peças contemporâneas exclusivas e réplicas de designers consagrados


postado em 18/04/2022 10:05

A designer Vivian Sacarano, sócia da Dominox, fala que a empresa sempre se adaptou às mudanças do setor:
A designer Vivian Sacarano, sócia da Dominox, fala que a empresa sempre se adaptou às mudanças do setor: "Conseguimos nos reinventar e trazer novidades de acordo com a demanda que o mercado exigia" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Era ainda início dos anos 2000, quando a Dominox Arte e Design chamou atenção do mundo com suas cadeiras da escola Bauhaus, produzidas em aço inox, uma novidade no mercado. Com a queda das patentes, replicar com perfeição o design alemão, criador de ícones como as cadeiras Barcelona e Presidente, impulsionou um mercado novo e internacional para a fabricante mineira. Os móveis criados pela Dominox se transformavam rapidamente em objetos de desejo e atraíram, assim, a atenção internacional. Por meio de uma joint venture, a marca partiu de Belo Horizonte para ganhar território nos Estados Unidos, com peças exportadas a partir da América do Norte para todo o mundo, especialmente para Europa e Japão. Suas cadeiras formaram o mobiliário de instituições como o Citibank japonês e o exército americano. Fundada pelos designers Vivian Sacarano e Emílio Delpino, a Dominox completa neste 2022, 20 anos de mercado, com muitas histórias para contar e transformações surpreendentes.

Desde os primórdios da marca, Vivian e Emílio tinham a proposta de trazer personalidade para o design nacional. "Sempre quisemos construir novas ideias", diz Vivian. "Nosso objetivo era unir a arte criativa e customizada com réplicas perfeitas de móveis assinados por arquitetos que marcaram a história nos últimos séculos." Com as diversas mudanças na economia mundial e a montanha russa da cotação do dólar (que afeta diretamente as exportações), a loja foi adequando, nas últimas duas décadas, seu perfil a cada momento da vida contemporânea. "Conseguimos nos reinventar e trazer novidades de acordo com a demanda que o mercado exigia", afirma Vivian. Nos últimos meses, com a alta da moeda americana inviabilizando a competição com o mercado externo, a grife voltou novamente seu olhar para dentro, com agilidade, e abriu loja-conceito na Rua Orenoco, no bairro Cruzeiro. A Dominox representa marcas e também garimpa peças diferenciadas, com referências nacionais e internacionais do design, que trazem sempre a proposta de exclusividade. Sua fábrica própria funciona especialmente com a característica de atender grandes volumes, para ambientes corporativos como hotéis e restaurantes, unindo estilo, sofisticação e conforto.

Alguns dos objetos em exposição na loja-conceito (da esq. para a dir.): o inusitado armário com tela, que confere transparência e leveza; cadeira industrial, com ar retrô e material contemporâneo; bancos tie dye, confeccionados com a antiga e artesanal técnica de pintura e mesa baú, feita em chapa de metal fina e apenas dois cortes(foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Alguns dos objetos em exposição na loja-conceito (da esq. para a dir.): o inusitado armário com tela, que confere transparência e leveza; cadeira industrial, com ar retrô e material contemporâneo; bancos tie dye, confeccionados com a antiga e artesanal técnica de pintura e mesa baú, feita em chapa de metal fina e apenas dois cortes (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Ao descrever a principal característica da fábrica, Vivian Scaranto tem uma resposta pronta:  "Realizar o sonho dos arquitetos". Sejam eles quais forem. Se existe uma palavra que tem acompanhado a história da loja é "vanguarda". A Dominox do presente não busca mais apenas produzir réplicas de designers. Hoje, a marca da loja é o bom gosto, o uso de materiais inovadores, a customização. Seus móveis exclusivos podem ser fabricados em medidas e padrões pouco usuais, de acordo com o pedido de cada arquiteto. A loja-conceito do Cruzeiro deixa transparecer algumas características de seus fundadores. Um exemplo são as cores. "Não falo aqui de excessos, ou de ter cores como Almodóvar, mas o Brasil é um país quente e tropical, não tem que ser tão cinza como os lugares frios ou ter ambientes insuportavelmente idênticos", diz Vivian. Assim, o "cadeiródromo" - como é chamada a estante de exposição das cadeiras - é feito de madeira reciclada com o charme de trazer uma peça maciça do Paquistão. A mesa colocada no centro do espaço é luxuosa, de ônix branco. Logo na entrada da loja, lá está ele, dando o tom do Brasil, um grande e confortável sofá amarelo, que dá as boas vindas ao novo ciclo que começa para a fábrica mineira.

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