A eletrificação dos veículos chega trazendo em seu rastro uma série de desafios. Entre eles estão questões como a estrutura de carregamento das baterias, a rede de eletro postos, o tempo de recarga, a autonomia de rodagem, descarte de baterias e seu melhor aproveitamento, entre outros. Enquanto o número de carros elétricos que chega ao mercado cresce, a indústria e seus cérebros não estão parados. As soluções e novas ideias estão chegando para vencer os obstáculos e sanar as dificuldades.
A mais recente acaba de ser anunciada pela General Motors em Detroit (EUA). A montadora norte-americana apresentou uma solução que será padrão em seus veículos elétricos (VEs) da plataforma Ultium, que captura e reutiliza a energia residual da bateria. Por meio desse sistema de recuperação de energia, o aproveitamento dessa sobra pode aumentar a autonomia dos veículos, reduzir a energia de bateria necessária para o aquecimento, permitir seu carregamento mais rápido e até mesmo proporcionar uma condução mais esportiva.
As baterias de VEs, a eletrônica de energia e outros componentes de propulsão produzem calor, que normalmente não é utilizado, se perde: é a energia residual. O sistema da GM com a plataforma Ultium consegue recuperar e armazenar esse calor, que de outra forma seria desperdiçado. Além disso, esse sistema é capaz de capturar e utilizar a umidade interna e externa do veículo, incluindo, veja só, o calor emanado dos corpos dos passageiros. A plataforma Ultium utiliza a energia armazenada por meio do processo de recuperação para aquecer a cabine em dias de temperatura fria e faz isso mais rapidamente, quando comparado com os sistemas de aquecimento utilizados em veículos com motor a combustão interna.
Uma das vantagens do Ultium é reduzir a necessidade de alimentar o sistema de aquecimento e outras funções utilizando a energia armazenada na bateria que atua no motor elétrico, propulsor do veículo. Ao, dessa forma, aliviar a carga de trabalho da bateria, os veículos elétricos da GM ganham uma melhoria na autonomia de até 10%, informa a montadora, colocando os veículos da marca em vantagem sobre concorrentes que utilizam baterias semelhantes, mas sem o sistema de recuperação de energia. Outro benefício do Ultium é que suas capacidades de aquecimento ativo permitem o pré-aquecimento das baterias, antes de plugar na tomada do eletro posto para a recarga, o que torna o procedimento mais rápido e eficiente, informa a GM.
Doug Parks, vice-presidente executivo da GM para desenvolvimento de produto, compras e cadeia de fornecedores, explica que o Ultium é protegido por 11 patentes e quatro publicações. Lembra também que o desenvolvimento dessa tecnologia de recuperação de energia remonta ao primeiro EV da GM, o EV1, no final dos anos 1990, quando os engenheiros da marca desenvolveram pela primeira vez uma bomba de calor para veículos elétricos.