Publicidade

Estado de Minas COLUNA

'Na Mesa', por Carolina Daher


postado em 08/06/2022 21:18

Um exagero

(foto: João Couto/Divulgação)
(foto: João Couto/Divulgação)
Em uma caneca grande, mais de meio litro de drinque. É assim o Moscow Mule Jângalito, uma combinação de vodca, ginger ale, limão tahiti, abacaxi, notas de amêndoas, espuma de gengibre e canela (R$ 28) do novíssimo Botânico, no Vila da Serra. "A gente brinca que é o nosso arroz doce", diverte-se o gerente, João Paulo Siqueira. O bar é decorado com muitas plantas espalhadas pelo ambiente, além de uma pequena arquibancada, onde a galera se joga entre em um drinque e outro. O proprietário, André Sassen Panerai, que também é sócio do Jângal e Jângalito Drinkeria, desde sempre quis criar um lugar menos formal entre os muitos estabelecimentos que ocupam a Alameda Oscar Niemeyer. "Fomos contra a ideia de que só tem lugar chique por aqui. O nosso é um espaço descolado", diz. Exagerada também é a carta de drinques, com mais de 30 opções. Delicioso, o Jângal Livre, feito com vodca, limão siciliano, pepino, suco de maçã, curaçau blue e notas de banana verde, sai por 24 reais. Para a turma que não dispensa um chope, a casa é a única em Minas que vende o belga Hoegaarden (R$ 22).

Gelato e otras cositas más

(foto: Douglas de Castro/Divulgação)
(foto: Douglas de Castro/Divulgação)
Inaugurada em 2014, a Mi Garba só cresce. Com cinco pontos de vendas em BH, a gelateria italiana acaba de abrir uma unidade na Savassi e outra no BH Shopping. "No início, o nosso foco era muito o gelato. Com o tempo, fomos evoluindo para criação de outros produtos", explica Monalisa Drummond (terceira, da dir. para a esq.), que divide a sociedade do negócio com o marido, Murilo Soares (à dir.), e com o casal Luca Lenzi e Marina Arantes. Além dos 20 sabores de sorvete servidos diariamente na loja da Savassi, a clientela encontra uma vitrine de sobremesas, com destaque para os semifreddo. As tortas geladas aparecem em quatro sabores, entre eles, Absurdo (camadas de caramelo crocante, pão de ló, semifreddo de chocolate e creme, mais caramelo); e Pistacchio (camadas de brigadeiro de pistache, semifreddo de creme, pão de ló e creme artesanal de pistache. Qualquer fatia custa 24 reais. Outra novidade são os picolés e tem até de Banoffe, inspirado na famosa torta de banana com doce de leite (R$ 16).

Pode pedir sem medo

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
A ideia veio durante uma viagem de ônibus para Brasília. "Gosto de pegar aquele ônibus leito à noite porque vou dormindo durante todo o trajeto. E foi durante uma dessas viagens que me veio a ideia da embalagem. Eu a desenhei no celular mesmo", explica Ricardo Nemer, que acaba de inaugurar a segunda unidade da Pizza San Gennaro, no Belvedere. As redondas vêm apoiadas em uma tábua de MDF, remetendo às usadas pelo pizzaiolo para tirar a pizza do forno. A caixa também é diferente, um pouco mais alta, feita em papel Kraft, com um adesivo e florzinhas nas cores da bandeira da Itália. "Não é só uma pizza, é um presente", afirma Ricardo, que patenteou sua criação. Os sabores são divididos entre Tradicional, Especial, Premium e Super Premium, com valores que variam de 68 a 118 reais. A mais cara leva molho, muçarela, tomate, Catupiry e camarão. A mais pedida, no entanto, é Burrata Caprese (R$ 96): molho, muçarela, tomate seco, burrata e pesto de manjericão.

Brunch com perfume de lavandas

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Proprietário do Coal Bar-b-que, André Prates anda fugindo para o mato sempre que pode. Na verdade, o mato é uma charmosa propriedade em Casa Branca, Brumadinho, que atende pelo nome de Vila da Lavanda. A 30 quilômetros de BH, o lugar se tornou destino certo de quem ama brunch. E se for ao ar livre, cercado por lavandas, melhor ainda. "A gente tem essa propriedade há mais de 15 anos. Durante a pandemia, meus pais resolveram vir morar aqui e negócio acabou acontecendo", explica André. Logo criaram uma hospedaria familiar e, em seguida, o restaurante, que oferece café da manhã e almoço mediante reserva. O brunch conta com mais de vinte itens e custa 95 reais por pessoa. Para começar, Mimosa, drinque preparado com espumante e suco de laranja. E aí se segue um desfile de delícias como pão de queijo recheado com brisket (peito bovino cozido lentamente); pães especiais e bolo de fubá com melado.

Made in NY (mas com o brasileiríssimo Catupiry!)

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Já dá para comer o famoso hot-dog novaiorquino em Beagá. A centenária Nathan’s Famous, que carrega nomes como Al Capone e Franklin Roosevelt entre seus clientes, acaba de desembarcar na Savassi. É a primeira loja de rua no país – a marca tem uma unidade container nos Jardins, em São Paulo. "Estamos praticamente nascendo no Brasil. A ideia é que nos próximos 12 meses tenhamos 100 pontos de vendas abertos", diz o CEO, Alexandre Flit. Em terras mineiras, ele se juntou à família do chef Leo Paixão. "Sou amigo do Leo e ele me apresentou ao seu irmão e pai, que são os sócios locais", completa Alexandre, referindo-se a Thiago e Herivaldo Buzatti Dias, respectivamente. Preparados com salsicha de carne bovina, ao estilo Frankfurter, os hot-dogs são servidos em quatro versões: com mostarda e catchup (R$ 18); mostarda e chucrutes (R$ 19,90); cheddar e bacon (R$ 25); e na versão abrasileirada de Catupiry com bacon (R$ 25).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade