Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Paracetamol pode reduzir a empatia nas pessoas

Isso é o que mostra um estudo recente feito nos EUA


postado em 15/04/2019 11:11 / atualizado em 15/04/2019 11:28

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um estudo realizado pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e publicado no dia 29 de março no periódico científico Frontiers in Psychology, revela que o medicamento acetaminofeno, também conhecido como paracetamol, um dos analgésicos mais usados em todo o mundo, pode causar um efeito colateral inusitado: reduz a empatia da pessoa pelas reações de terceiros.

"Ainda estou surpreso com os efeitos psicológicos de um analgésico tão comum como o paracetamol. No entanto, com base em pesquisas anteriores, descobrimos que o acetaminofeno não apenas reduz a empatia, mas também a sensação de prazer. Nós conduzimos o estudo para testar a farmacologia da responsividade à dor do paracetamol que também reduz a capacidade de resposta à dor dos outros", comenta o pesquisador Dominik Mischkowski, citado pelo portal da Universidade de Ohio.

Para chegar essas conclusões, os pesquisadores ofereceram uma grama de paracetamol e a mesma quantidade de placebo a 114 voluntários, que não sabiam qual substância estavam ingerindo. Após o período de uma hora, os participantes foram convidados a analisar vídeos que traziam quatro cenários que descreviam as experiências positivas de dois homens e duas mulheres. Ao avaliar cada cenário, os voluntários precisavam dizer o quanto sentiam as emoções descritas e o prazer que eles achavam que os participantes estavam vivenciando.

O estudo recém publicado descobriu que, embora o acetaminofeno tenha reduzido o prazer pessoal e os sentimentos de empatia pelo próximo, ele não afetou as percepções de prazer e de positividade que os voluntários observaram nos cenários que lhes foram apresentados.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade