Publicidade

Estado de Minas NUTRIÇÃO

Veja quais são os alimentos para consumir depois dos 40

Cuidados com a alimentação devem começar na infância, mas, de acordo com a nutricionista Alessandra Feltre, com o passar do tempo alguns nutrientes devem ser incluídos na dieta


postado em 15/04/2019 11:40 / atualizado em 15/04/2019 11:54

A nutricionista Alessandra Feltre ensina quais os alimentos trazem energia, disposição e calma(foto: Reprodução/Divulgação)
A nutricionista Alessandra Feltre ensina quais os alimentos trazem energia, disposição e calma (foto: Reprodução/Divulgação)
Os alimentos são aliados para garantir uma boa qualidade de vida, com mais disposição e saúde.  Em todas as idades os cuidados devem existir, mas depois dos 40 anos alguns nutrientes, ricos em vitaminas, antioxidantes, podem ser incluídos na dieta, trazendo resultados como mais energia, calma e equilíbrio. Confira algumas dicas da nutricionista Alessandra Feltre. Ela explica sobre alimentos que fazem bem especialmente para as mulheres que enfrentam a menopausa, como sementes de abóbora e gergelim, feijão azuki e geléia real. Eles podem ajudar a repor perdas do organismo e ainda manter o bom humor e o pique para as atividades diárias.  
 

Alimentos e menopausa

Com a idade existem algumas variações hormonais no corpo feminino e a menopausa deve ser considerada. "Uma alimentação antinflamatória que respeite a individualidade bioquímica  é  fundamental na manutenção do equilíbrio metabólico reduzindo sintomas e melhorando a saúde e vitalidade da mulher que passa por alterações hormonais", explica a nutricionista.
 
 
E mesmo para quem ainda não chegou aos 40 anos ou ao climatério,  Alessandra Feltre explica que composição da dieta e a quantidade de calorias que consumimos todos os dias varia conforme peso, altura, idade e atividade física. "Este valor é individualmente calculado por um profissional", explica.  O objetivo de cada um, como perda da peso, hipertrofia ou tratamento de alguma doença também interfere na escolha. Mesmo com estas variáveis, algumas regras valem sempre e para todos, independentemente da faixa etária: a inclusão de alimentos naturais, ingestão de água na quantidade certa, (em média 30ml de água/kg de peso/dia) e redução de farinha branca, açúcares, corantes, conservantes e aditivos físicos. Uma rotina alimentar saudável cabe em qualquer fase da vida e os cuidados devem começar desde cedo:  "Na verdade desde sempre: gestação, amamentação, introdução alimentar, puberdade", ensina.

Confira os alimentos para serem consumidos depois dos 40 anos


1-     Para equilíbrio do organismo: consuma grãos integrais ricos em fibras, vitamina B e magnésio. Leguminosas como o feijão e a lentilha devem estar presentes nas diferentes refeições, porque possuem efeitos fitoestrogênicos que vão ajudar no processo.

2-     Para atividade hormonal e energia: geléia real; aveia, sementes de linhaça, feijão-azuki, inhame, sementes de gergelim e abóbora.

3-     Antioxidantes:  Frutas vermelhas como a amora e o mirtilo tem alto potencial antioxidante!

4- Para secura vaginal: ácidos graxos essenciais e alimentos fontes de vitamina E. Inclua na sua alimentação salmão, cavala, sardinha, truta, sementes de girassol, nozes, abacate e azeite de oliva.

5-     Para estabilidade emocional: inclua cúrcuma e/ou curry como tempero para as refeições; chás de camomila ou maracujá. Evite ao máximo alimentos industrializados e procure consumir sempre os naturais e orgânicos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade