Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Saiba como prevenir alergias a maquiagens e outros cosméticos

Entidade médica faz alerta sobre esses produtos, que podem provocar a chamada dermatite de contato


postado em 03/07/2019 14:53 / atualizado em 08/07/2019 14:35

As maquiagens podem causar infecções por fungos e um tipo de alergia chamada dermatite de contato(foto: Pixabay)
As maquiagens podem causar infecções por fungos e um tipo de alergia chamada dermatite de contato (foto: Pixabay)
Por serem produzidas a partir de compostos químicos, as maquiagens e outros cosméticos, são responsáveis por causar alergia (dermatite de contato) e contaminações em muitas pessoas. Para evitar esse problema, é necessário prestar atenção, principalmente, ao prazo de validade dos produtos e às substâncias descritas nas embalagens, recomenda a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

De acordo com a entidade, os rótulos das maquiagens, em muitos casos, trazem informações que não são claras, o que provoca uma dificuldade extra para os consumidoresPor isso, é importante se atentar, ao menos, se o produto é certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa consulta pode ser feita por meio do site do órgão.

A Asbai destaca que os principais sintomas de alergia, no caso dos cosméticos, são: coceira, vermelhidão na pele e ardência. Caso isso ocorra, a recomendação, de acordo com a entidade, é retirar, imediatamente, o produto da pele utilizando bastante água fria sabonete. Em seguida, é imprescindível procurar um especialista para que ele possa fazer o diagnóstico do problema e identificar a substância causadora da alergia.

A alergia a maquiagens também pode afetar as crianças, mesmo com a utilização de cosméticos cujos fabricantes garantem serem seguros para os pequenos. "É frequente no consultório casos de crianças com reações alérgicas à maquiagem e ao esmalte. É importante procurar por produtos adequados à idade, mas a indicação é que as crianças não utilizem cosméticos", orienta a médica Alexandra Sayuri Watanabe, diretora da Asbai.

A especialista alerta, também, para o uso de esmaltes hipoalergênicos, uma vez que eles não funcionam bem para todos, pois, mesmo assim, é possível que alguma substância da fórmula provoque alergia em algumas pessoas.

Dicas de como prevenir alergias a cosméticos:

  • Use produtos de qualidade certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

  • Guarde os cosméticos em lugar fresco e protegido da luz solar

  • Não use produtos que estejam com o prazo de validade vencido

  • Não compartilhe maquiagens com outras pessoas

  • Não use perfumes quando for à praia ou quando se expuser ao sol

  • Se tiver dúvidas sobre um determinado cosmético, peça orientação a um médico

 



Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade