Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Projeto mineiro de respiradores de baixo custo tem apoio do Mater Dei

Equipamento desenvolvido por empresa de soluções para transporte público está perto de ser submetido a aprovação da Anvisa para que seja iniciada a comercialização


postado em 25/05/2020 16:08 / atualizado em 25/05/2020 16:31

Empresa mineira desenvolveu, com ajuda do Mater Dei, um respirador inteligente e de baixo custo que deve ajudar no enfrentamento da Covid-19(foto: Mater Dei/Divulgação)
Empresa mineira desenvolveu, com ajuda do Mater Dei, um respirador inteligente e de baixo custo que deve ajudar no enfrentamento da Covid-19 (foto: Mater Dei/Divulgação)
Pensando no problema da falta de respiradores para o tratamento de pacientes com Covid-19, a empresa mineira Tacom - especializada em desenvolvimento, produção e manutenção de soluções para o transporte público, como o sistema de bilhetagem eletrônica - criou, há cerca de dois meses, o projeto Inspirar. A ideia da companhia é fabricar, em larga escala, respiradores de baixo custo. Conforme noticiado pela  Encontro, protótipos do equipamento já se encontram em fase de testes.

Visando acelerar o processo de desenvolvimento dos novos respiradores, a Rede Mater Dei de Saúde disponibilizou para a Tacom médicos clínicos e itensivistas, além da equipe de seu setor de Engenharia Clínica. Esses profissionais estão apoiando o projeto voluntariamente. "Fizemos sugestões do que precisávamos em um respirador que atendesse as necessidades dos pacientes e de segurança do aparelho. A partir daí, a equipe de engenheiros procurou soluções para o que pontuamos como essencial", conta Anselmo Dornas, médico coordenador do Centro de Terapia Intensiva do Mater Dei Santo Agostinho e Contorno.

Equipamentos do laboratório de Calibração do hospital também foram disponibilizados para para que os parâmetros dos novos respiradores fossem ajustados corretamente. Em seguida, os profissionais do Mater Dei também acompanharam, na Escola de Veterinária da UFMG, testes realizados com os respiradores em suínos.

A previsão inicial era que fossem fabricados 2 mil equipamentos, porém, com a parceria entre as empresas, a produção deve chegar a 10 mil. Para Marco Antônio Tonussi, diretor de Marketing e Mercado da Tacom, "foi fundamental a participação da equipe médica e do corpo de engenharia do Mater Dei" no desenvolvimento dos respiradores, que em breve serão submetidos a aprovação da Anvisa, para que a comercialização seja iniciada.

Henrique Salvador, presidente da Rede Mater Dei, destaca a contribuição da empresa à sociedade: "O apoio a esse projeto, bem como a outras iniciativas nos deixam muito orgulhosos. Estamos completando 40 anos, em 1º de junho, com a certeza de que fazemos a diferença em Minas Gerais", diz. O Mater Dei disponibilizou parte da unidade Betim-Contagem para a montagem de 180 leitos de CTI, que funcionam como uma extensão do Hospital de campanha do estado para enfrentamento da Covid-19. A rede também apoia o projeto Dias Melhores contribuindo na logística de compra de EPIs para hospitais públicos de Minas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade