Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Possível nova variante do coronavírus é descoberta em BH

Ainda não se sabe se a cepa que sofreu mutação pode representar aumento ou agravamento da Covid-19


postado em 07/04/2021 16:15 / atualizado em 07/04/2021 23:02

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Uma mutação inédita no SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, foi identificada na capital mineira pelo Grupo Pardini e a UFMG. O estudo sequenciou 85 genomas de SARS-CoV-2 de amostras clínicas coletadas na RMBH nos dias 27 e 28 de fevereiro. Destas amostras, duas, sem nenhuma relação geográfica, apresentaram a presença de um conjunto único de 18 mutações nunca anteriormente descritas em genomas do novo coronavírus. Além de não estarem próximas regionalmente, também não existem evidências de outras ligações epidemiológicas entre elas, como parentesco entre os infectados, por exemplo, o que reforça a ideia de que essa possível nova cepa esteja em circulação.

A Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini, Danielle Zauli, explica que as mutações do vírus são naturais e elas nem sempre alteram as consequências da doença causada por eles: "É da natureza do vírus realizar mutações, mas ainda não se sabe se essa identificada em Belo Horizonte está envolvida em um aumento ou agravamento da doença", diz.

Ainda assim, a pesquisadora ressaltou que algumas das regiões do genoma do vírus onde esta mudança foi identificada são as mesmas que sofreram mutações para o surgimento da variante do Reino Unido, por exemplo, que foi recentemente associada ao aumento do risco de letalidade da doença. "Os cuidados de higienização e isolamento devem até ser um pouco mais rígidos, pois ainda não sabemos se esta descoberta pode implicar em um agravamento da doença", alerta a pesquisadora à população.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade