Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Obesidade é fator de risco para câncer de mama e pode diminuir as chances de cura da doença

Médica alerta para efeito dominó quando dois problemas de saúde estão associados


postado em 27/05/2021 16:36

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
A obesidade está relacionada a diversos problemas de saúde como cardiopatias, diabetes e hipertensão. O desenvolvimento de alguns tipos de câncer no organismo possui relação com os hábitos de vida, e quando falamos de obesidade e câncer de mama, é preciso redobrar a atenção pois a condição - que já é considerada uma epidemia no Brasil, está relacionada ao à doença - que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo e o mais incidente nas brasileiras.

A médica Tereza Cristina Oliveira(foto: Divulgação)
A médica Tereza Cristina Oliveira (foto: Divulgação)
Um estudo da Universidade de Oxford (Inglaterra) mostrou que o excesso de peso é responsável pelo desenvolvimento deste tipo de tumor e com menor probabilidade de cura, podendo diminuir em 11% a sobrevida da paciente. As mulheres obesas na pós-menopausa possuem maior chance de desenvolver o câncer de mama, mas o agravamento da doença é igual para todas as idades.

Por isso, adquirir hábitos de vida saudáveis e estar em dia com exames e consultas médicas são maneiras de prevenir e diminuir as probabilidades de adquirir a doença. Quando um problema de saúde está associado a outro, pode-se dar início a um efeito dominó, o que nunca é favorável para a paciente. E quando imaginamos essa situaão dentro do cenário pandêmico em que vivemos, os problemas podem ser ainda maiores. "A prevenção é a melhor maneira de cuidar da saúde, e, em um contexto geral, manter o corpo ativo praticando atividade física e alimentando-se de maneira equilibrada é o ponto de partida para o autocuidado e combate a diversos males. No caso do câncer de mama, os exames de rotina são fundamentais, mas devem estar associados a alguns outros cuidados com a saúde", explica a médica Tereza Cristina Oliveira.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade