Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Câncer de mama também pode afetar os homens

Novembro Azul chama atenção para a saúde do homem como um todo, não só para o combate ao câncer de próstata


postado em 01/11/2021 15:17 / atualizado em 01/11/2021 15:22

O mastologista Omar Filogônio(foto: Divulgação)
O mastologista Omar Filogônio (foto: Divulgação)
(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O Outubro Rosa é uma campanha que ocorre anualmente para chamar a atenção das mulheres para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. O Novembro Azul existe, principalmente, para chamar atenção da população mundial para outra doença perigosa, o câncer de próstata, mas a campanha visa abordar a saúde masculina como um todo, já que, comprovadamente, os homens vão menos ao médico, em comparação com as mulheres. Sendo assim, vale alertar que o câncer de mama, apesar de raro, também atinge os homens. É importante prestar atenção ao próprio corpo e nas alterações que podem surgir nos mamilos e na mama masculina, pois são os principais indicadores de que algo pode estar errado.

De acordo com o mastologista Omar Filogônio, mesmo raro, os homens devem ficar atentos a fatores de risco e mudanças no corpo. "Os principais sinais de alerta que os homens apresentam de suspeita de câncer de mama é o nódulo palpável, além de ínguas nas axilas, eliminação de secreção pelos mamilos e dor. Pacientes que possuem histórico familiar de câncer em parentes de primeiro grau, exposição à radiação, síndrome de Klinefelter, mutação genética ou do gene brca2, também devem ter atenção, pois estes são os principais fatores de risco para a doença", explica.

A doença tem maior probabilidade de surgir em homens na faixa de 67 anos e por ter pouco ou nenhum acompanhamento preventivo, aumenta a chance de agravamento e morte nos homens pela doença. "O diagnóstico tardio é responsável pela descoberta da doença em estágio mais avançado, o que faz do câncer de mama em homens ser mais agressivo e letal", afirma o mastologista.

Os bons hábitos de vida seguem como a principal ferramenta na prevenção do câncer de mama masculino, mas devem ser aliados ao acompanhamento médico ao primeiro sintoma da doença.

*Com informações da assessoria de comunicação do especialista

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade