Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA

Saiba como não cair em golpes na hora de comprar um carro anunciado na internet

Diretor da Associação dos Revendedores de Veículos de Minas alerta que fraudes digitais no segmento cresceram muito durante a pandemia


postado em 22/06/2021 10:25 / atualizado em 22/06/2021 10:27

Siga a Encontro no Twitter @encontrobh

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
Mesmo com a crise econômica e sanitária, as vendas de veículos seminovos e usados vêm aumentando de forma considerável. Segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), foram mais de 1,3 milhão de unidades comercializadas só em maio deste ano, representando um aumento de 18,5% em relação ao mês anterior. Entretanto, na hora de comprar um carro novo ou seminovo, vale tomar alguns cuidados, sobretudo quando a negociação ocorre por sites, redes sociais ou aplicativos de mensagem como o WhatsApp.

Segundo Flávio Maia, diretor de marketing da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg), os golpes online têm aumentado, provavelmente um reflexo da digitalização que vem ocorrendo por causa das medidas de isolamento impostas pela pandemia. "Mesmo anúncios nos principais sites podem gerar também fraudes, como clonagem do número de celular, negociações fraudulentas e acesso a dados sigilosos do comprador", alerta o dirigente.

Flávio Maia, diretor de marketing da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg)(foto: Divulgação)
Flávio Maia, diretor de marketing da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg) (foto: Divulgação)
Maia ensina também como garantir a checagem da integridade do veículo. A solicitação de um laudo cautelar informa sobre o histórico do carro com checagem de mais de 50 itens além da passagem ou não por leilões.

Confira mais dicas da Assovemg para concluir de forma satisfatória a pesquisa e negociação do seu carro:

  • Desconfiar de ofertas com valores muito inferiores ao que vem sendo oferecido pelo mercado é uma delas. Um veículo de qualidade dificilmente será vendido por um preço muito baixo. Histórias envolvendo um familiar que é funcionário de montadora com acesso a unidades com o valor diferenciado são comuns, assim como casos de veículos provenientes de sorteio ou promoções.
  • No site oficial da empresa devem constar todas as informações relativas ao veículo. Procure por telefones de contato e cheque o site para se informar ainda melhor. Golpes como o da “fachada falsa” são comuns e estelionatários conseguem modificar, por meio de programa de edição de imagens, os telefones de fachadas de concessionárias.

  • Não feche negócio sem verificar presencialmente o estado do veículo nos casos de negociações entre particulares. Golpes de invasão de aplicativo de mensagens podem simular uma negociação de forma muito realista.

  • Assim que fechar o negócio se assegure de fazer o pagamento diretamente para o proprietário ou para a conta da loja responsável pela revenda. Nunca faça pagamentos para contas de terceiros e desconfie de negociações em que o vendedor não compartilhe os dados.

  • O selo Assovemg trará ainda mais segurança na hora de efetuar sua compra. Procure por revendedores que façam parte da associação e conte com boa procedência e garantia de 90 dias de motor e caixa. Escolha sempre revendas conhecidas com credibilidade no mercado. Por meio do site da Assovemg você terá acesso a uma lista de lojas credenciadas.
No site da Assovemg é possível consultar a lista de revendedores cadastrados

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade