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Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Fiat consolida liderança no mercado brasileiro e na América do Sul em 2021

No acumulado do ano, montadora italiana lidera com 22,1% de participação de mercado no país. Fiat Strada é o modelo da marca mais vendido no continente


postado em 16/12/2021 00:23 / atualizado em 16/12/2021 00:23

Picape Strada: no topo da lista do mais vendidos, com 100 mil unidades em 2021(foto: Stellantis/Divulgação)
Picape Strada: no topo da lista do mais vendidos, com 100 mil unidades em 2021 (foto: Stellantis/Divulgação)
Quatro dos dez carros mais vendidos no Brasil são da Fiat. A montadora italiana nascida em Turim e que possui um de seus principais polos em Betim (MG) está em primeiro e segundo lugares dos veículos mais vendidos, com a picape Strada (mais de 100 mil unidades vendidas em 2021, um sucesso absoluto que garante a liderança de mercado) e o Argo (mais de 80 mil unidades). A picape Toro soma 66 mil unidades emplacadas e o Mobi completa o quarteto, com mais de 63 mil unidades.

Sem dúvida, é um momento de grande sucesso. Mas para voltar ao topo do pódio, a Fiat teve de superar grandes desafios. Hugo Domingues, gerente de Brand da Fiat para a América Latina, lembra que a participação de mercado da marca entrou em processo de retração a partir de 2012, devido a uma combinação de fatores. A ausência de um SUV em seu portfólio no momento em que este segmento se expandia e quatro anos seguidos sem lançamentos de novos modelos afetaram as possibilidades de crescimento no período. A participação de mercado da marca caiu a 13,2%, praticamente a metade do que a Fiat atingiu no mês passado.

Argo: o segundo modelo mais vendido do país também é da Fiat(foto: Stellantis/Divulgação)
Argo: o segundo modelo mais vendido do país também é da Fiat (foto: Stellantis/Divulgação)
A partir de 2016 os lançamentos foram retomados, mas percebeu-se também que era preciso fazer mais para reconectar-se com o consumidor. "Seria preciso rever a jornada do consumidor, mapeando todos os pontos de contato dele com a Fiat e promover um reposicionamento completo da marca. Assim, depois de 12 meses de diagnóstico e de planejamento sobre produto, experiência do consumidor e comunicação, lançamos o rebranding da Fiat em 2020", explica Hugo Domingues. Com um plano de lançamento de produtos já estabelecido, o trabalho de reposicionamento e revitalização da marca teve muito foco na experiência do consumidor e na comunicação, que foram gatilhos importantes para promover o sucesso da Fiat alcançado nos últimos meses. "Buscamos transmitir em todos os nossos pontos de contato uma mensagem contínua e consistente ao consumidor, para ser digno de sua confiança. É isto que realmente muda a imagem da marca", detalha, ainda, Domingues.

Fiat Pulse: desenvolvido e produzido no Brasil, é o primeiro SUV da marca(foto: Stellantis/Divulgação)
Fiat Pulse: desenvolvido e produzido no Brasil, é o primeiro SUV da marca (foto: Stellantis/Divulgação)
Foi um processo de reaproximação com os consumidores, que aprimorou o atendimento nas 520 concessionárias distribuídas pelo Brasil, ampliou os canais de atendimento digital, lançou ações totalmente inovadoras de varejo, valorizou diferenciais como seu caráter ítalo-brasileiro e sua identidade pop, encantadora e espontânea, tanto nos seus produtos quanto nas plataformas de comunicação. Com essa estratégia traçada e um trabalho muito articulado de várias áreas da empresa e das concessionárias, o índice de satisfação do cliente reagiu na mesma velocidade que as vendas, saltando várias posições no ranking.

O sucesso alcançado até aqui é só uma etapa do processo de fortalecimento da marca. Recém-lançado, o Fiat Pulse, desenvolvido e produzido no Brasil, é o primeiro SUV da marca. O novo modelo consolida o sucesso plano de rebranding. "Estamos novamente mais próximos do consumidor, em conexão com ele. A Fiat é de novo uma marca emocional e apaixonada, que surpreende com um design único, inovações tecnológicas e uma rede de concessionárias muito mais preparada", analisa Domingues. "É por isto que podemos dizer com convicção o nosso lema: 'Fiat. A Paixão move'".

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