Revista Encontro

None

Adolescentes poderão doar sangue

None - Foto: Divulgação

A partir do dia 10 de julho, os adolescentes de 16 e 17 anos que quiserem se candidatar à doação de sangue devem se dirigir a uma unidade da Hemominas acompanhados de seu representante legal. Eles somente passarão pelas etapas que antecedem a doação (triagem clínica, triagem hematológica e lanche) após a assinatura do termo de autorização pelo responsável.

 

Essa nova regra, definida pela portaria 1353 do Ministério da Saúde, tem como objetivo a ampliação da parcela da população que, estando em condições físicas saudáveis, sejam aptas à candidatura para doação de sangue nos hemocentros públicos de todo o país.

 

Os demais critérios exigidos para se candidatar à doação continuam inalterados: portar e manter durante todas as etapas de triagem seu documento oficial com foto e dentro do prazo de validade; não estar em jejum; ter dormido bem na noite anterior; não ter feito novas tatuagens nos últimos 12 meses; não ter feito exames invasivos (como endoscopia) nos últimos 12 meses; não ter tido situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; não estar em uso de medicamentos como analgésicos e outros; não apresentar sintomas de viroses (resfriado, gripes e outras).

 

Outros critérios mais detalhados serão avaliados nas triagens clínica e hematológica, podendo o candidato apresentar inaptidão temporária ou permanente. As triagens buscam resguardar as condições de saúde do candidato e também do paciente que vai receber a transfusão.

.