Revista Encontro

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Com jeito de ser bom de briga

Fábio Doyle
None - Foto: Divulgação

A General Motors do Brasil apresentou no dia 9 de abril o segundo membro da família Cruze, que irá disputar espaço no segmento dos hatchs médios. É o Cruze Sport6, com linhas esportivas o destaque do novo produto Chevrolet é a transmissão de seis marchas, automática e manual, que inspirou o nome Sport6. Sob o capo está o motor Ecotec6 de quatro cilindros, 1,8L flex, potencia de 140 cv com gasolina e 144 cv com etanol. Em conteúdo tecnológico o novo modelo oferece controles de estabilidade e tração, tela de 7 polegadas integrada ao console central, navegador e rodas aro 17. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

 

O Cruze Sport6 chega ao mercado brasileiro ainda neste mês nas versões LT e LTZ, ambas equipadas com o moderno motor 1.8 Ecotec6 e transmissões manual e automática de seis velocidades.

 

Assim como o sedã, o visual do Cruze Sport6 é resultado de um trabalho global, já que o time de designers, baseado na Coréia, recebeu inputs de outros centros de design da GM no mundo, sediados na Alemanha, Estados Unidos, Austrália e Brasil. O objetivo foi desenvolver um carro de aparência dinâmica, quase um cupê, sem comprometer sua versatilidade, praticidade e o bom espaço interno, explicou Carlos Barba, diretor executivo de Design da GM América do Sul.

 

 

 

No visual o Cruze Sport6 chama atenção pela linha do teto arqueada, que se estende desde o pára-brisa até os pilares traseiros. Em comparação ao sedã o hatch é nove centímetros menor. A grade bipartida é ladeada pelos conjuntos ópticos, que terminam em cunha nos pára-lamas dianteiros.

A traseira traz grandes lanternas niveladas com a superfície da carroceria e com duas formas circulares. Nas duas versões de acabamento Cruze é equipado com rodas de liga leve, aro 17, com pneus 225/50 R17.

 

No interior o habitáculo é para cinco lugares, revestido de materiais texturizados que a GM garante trazer novos níveis de acabamento e qualidade para o segmento dos hatchs médios.

 

O ar-condicionado do Chevrolet Cruze Sport6 tem comandos eletrônicos e inclui função AQS (Sensor de qualidade do ar), que mede a qualidade do ar externo e ativa a recirculação do ar, em caso de estar poluído.

 

 

 

O sistema de navegação oferece mapas do Brasil e da Argentina que, entre outras funções indica postos de gasolina, quando o tanque entra na reserva. Graças ao sinal de velocidade que o sistema recebe, mesmo em um túnel, onde não há sinal de GPS, o sistema continuará atualizando a posição no mapa. O carro dispõe ainda de rádio com leitor de CD e MP3 e USB. A versão LT sai de fábrica com um amplificador de quatro canais e seis alto-falantes. Já o modelo LTZ, oferece sistema Premium de áudio.

 

A GM garante que o Cruze Sport6 oferece espaço interno que supera seus rivais em termos de conforto. A capacidade do porta-malas é de 402 litros com os bancos em posição normal. Com o rebatimento dos bancos traseiros para frente (60/40), o volume de carga sobe para 872 litros.

 

As duas versões do Cruze Sport6 (LT e LTZ) têm itens exclusivos. Os dois níveis de acabamento oferecem o interior em preto e versões com câmbio manual ou automático de seis velocidades.

 

A versão LT pode ser encontrada com câmbio manual e bancos de tecido ou com o câmbio automático e bancos revestidos em couro. Além disso, ela oferece itens de série como airbags duplo e laterais, faróis e lanterna de neblina, controles de tração e estabilidade, freios com ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema ISOFIX, rodas de alumínio aro 17, ar-condicionado eletrônico com AQS, computador de bordo, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com desembaçador, vidros elétricos, volante com comandos para acessar as funções do sistema de som, piloto automático e viva-voz através de Bluetooth, central multimídia com sistema de som AM/FM stereo, CD Player, MP3, USB, entrada auxiliar e seis alto-falantes.

 

 

 

Já a versão LTZ, também ofertada com câmbio manual ou automático, só pode ser encontrada com bancos em couro e teto solar. A oferta de itens de série inclui os mesmos itens da LT, acrescidos de retrovisores externos com rebatimento elétrico, airbag de cortina, sensor crepuscular, rodas 17 com design exclusivo, sensor de estacionamento, acionamento do motor através de interruptor Start-Stop no painel, central multimídia com tela LCD de sete polegadas e Navegador GPS integrado com sistema de som AM/FM stereo, CD player, MP3, USB e entrada auxiliar.

 

A GM informa que as soluções técnicas do motor Ecotec6 garantem respostas mais rápidas e colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando alto desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes. O fabricante, no entanto, não informa qual é o nível de emissão de CO2.

 

O 1.8 Ecotec 6 do Cruze rende 144 cv quando abastecido com etanol e 140 cv com gasolina, a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm.

Com gasolina, o torque é de 17,8 kgfm, na mesma rotação. A GM ressalta que 90% do torque está disponível a 2.200 rpm. A velocidade máxima é de 203 e 204 km/h (gasolina e etanol) com câmbio manual e 197 km/h com transmissão automática. A aceleração de 0 a 100 km por hora é obtida em 10,7 s e 10,8 s no primeiro caso e 11,4 s e 11,7 s no segundo.

 

 

 

Além da caixa de transmissão manual, de 6 velocidades, A exemplo do que já acontece no sedã, o Sport6 oferece outra, automática, também com seis velocidades e a opção de mudanças no modo seqüencial.

 

Esta caixa se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade. Em uma descida, ela reduz marchas para ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do motorista. Em subidas, ela evita trocas desnecessárias de marcha.

 

Os freios do Cruze Sport6 são a disco nas quatros rodas, dianteiros ventilados com ABS. Os controles de tração e estabilidade são de série nas duas versões do Sport6.

 

O Cruze Sport6 entra em um segmento muito disputado e terá como principais concorrentes o Fiat Bravo, o Ford Focus, o VW Golf e o Peugeot 308, para citar apenas os “locais”. Com preços que começam em R$ 64.900 4 chegam a R$ 79.400 o representante da Chevrolet é competitivo e vai dar trabalho aos rivais. O Fiat Bravo, por exemplo, tem preços mais interessantes, mas não oferece câmbio automático, apenas Dualogic (ou automatizado). O Peugeot na versão com câmbio manual tem motor 1.6 e custa quase R$ 10 mil a menos que a versão de entrada do Cruze Sport6.

Com câmbio automático e motor 2.0 é mais barato, mas a transmissão é antiquada com apenas quatro marchas. Será uma boa briga. Resta agora conferir no braço e nas ruas as qualidades desse novo Chevrolet.

 

A seguir a tabela de preços sugeridos do Cruze Sport6 divulgada pela GM:

 

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