Revista Encontro

Restauração

Casa do Baile em obras

Fundação Municipal de Cultura prevê que reforma termine em junho, quando será reaberto para o público

Ascom/FMC/PBH
A Casa do Baile, que é sede do Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design da Fundação Municipal de Cultura (FMC), está em reformas desde o início de março de 2013.
A intenção da prefeitura é valorizar esse patrimônio arquitetônico da cidade, que faz parte do complexo da Pampulha, que tem assinatura de Oscar Niemeyer.

As obras fazem parte do projeto de tornar o complexo arquitetônico da Pampulha um Patrimônio Cultural da Humanidade, título dado pela Unesco, órgão da Onu para a Educação e Cultura.

No prédio da Casa do Baile serão realizadas a limpeza dos mármores, a recuperação do piso em taco do salão de exposição, a recuperação das esquadrias metálicas da fachada, a impermeabilização da cobertura, e também a pintura interna e externa. A série de intervenções atinge também os jardins do paisagista Roberto Burle Marx. No local serão feitas a supressão e plantio de espécies, a revitalização da iluminação, do sistema de irrigação e também do calçamento.

Segundo Guilherme Araújo, gestor da Casa do Baile, as intervenções devem resolver problemas construtivos, diagnosticados por técnicos especializados: “A restauração possibilitará a recuperação de características importantes, que contribuíram para o seu reconhecimento como patrimônio cultural pelo Iepha, Iphan e também pelo patrimônio cultural do município. Por outro lado, as obras possibilitarão ao público uma melhor fruição do espaço, bem como mais segurança”..