Revista Encontro

Cidade

Projeto transforma visual do Barro Preto

Pólo da moda de BH vai ficar de cara nova

PBH

Um dos maiores polos de moda da capital mineira, a região do bairro Barro Preto que reúne lojas e tem um forte comércio local será o próximo cenário da cidade a passar por obras de requalificação urbana.

Ao menos 20 ruas do bairro serão modernizadas ao longo da avenida Augusto de Lima e da rua Mato Grosso.

O projeto da Prefeitura de Belo Horizonte prevê o tratamento especial de quatro esquinas, o alargamento de calçadas e a instalação de mobiliário urbano, além de um novo projeto paisagístico e de iluminação. A revitalização, que era um sonho antigo dos comerciantes, deve beneficiar cerca de 350 mil pessoas que circulam diariamente pela região.

O projeto mantém a geometria das ruas Ouro Preto, Araguari, Goitacazes e Augusto de Lima. No encontro da avenida Augusto de Lima com a rua Mato Grosso, onde existe um canteiro central, serão criados locais para a travessia de pedestre nos cruzamentos. Nas extremidades da rua Mato Grosso, o projeto prevê tratamento das esquinas e também privilegia a passagem do pedestre, com o alargamento das calçadas, formando uma espécie de shopping a céu aberto.O projeto privilegia a criação de espaços diferenciados, com a revitalização será possível desenvolver atividades paralelas, que possam incentivar o uso do Barro Preto.

Para o prefeito Marcio Lacerda, que vê nessa obra um grande potencial de atração para consumidores e turistas, a participação dos moradores do Barro Preto será muito importante para o sucesso do empreendimento. “Alguns encontros ainda serão realizados com a comunidade local com a finalidade de ouvir os desejos da população. É importante também que as empresas que ganharem a licitação compreenda as restrições que a obra vai causar, evitando o mínimo de transtorno possível para todos”, disse. No momento, o processo de licitação está sendo preparado com o detalhamento final do orçamento.

As intervenções no polo da moda do Barro Preto

.