Revista Encontro

Mercado

Fiat 500L e 500: caminhos semelhantes

Fábio Doyle
O primeiro lote com três mil unidades do Fiat 500L destinado ao mercado norte-americano desembarcou na última semana de maio no porto de Baltimore (EUA).
Com tamanho externo de um hatchback compacto do segmento B e espaço interno de um de médio do segmento C, o 500L chega agora ao mercado norte-americano, seu primeiro passo nas Américas. A Fiat ressalta que o 500L é o único modelo em seu segmento a registrar crescimento em vendas na estagnada economia europeia. Perto de 34 mil unidades foram vendidas e emplacadas desde seu lançamento.

Fabricado na unidade industrial de Kragujevac, Sérvia, o 500L que passa a ser vendido nos Estados Unidos e Canadá, é equipado com o novo motor 1.4 MultiAir Turbo, de 160 cv, desenvolvido especialmente para esses mercados. Ele está disponível com câmbio manual de seis marchas ou automático de dupla embreagem seca também de seis marchas, outra exclusividade para esse segmento de motor.

Caminho semelhante foi percorrido pelo ultra compacto Fiat 500, fabricado também no Leste Europeu (Polônia), depois vendido na América do Norte e Brasil e por fim fabricado no México, quando o volume de exportação para o Brasil e EUA passou por substancial crescimento..