Ela está posicionada do lado direito e o resultado é simplesmente dobrar o espaço de acesso para banco traseiro do carro. Com ela acabam-se de vez os contorcionismos até então necessários para alcançar o banco traseiro. Uma das facilidades resultantes é a facilidade para se acoplar a cadeirinha de bebês, ressaltou Cláudio De Maria, diretor de Engenharia e Design da Fiat.
Além disso o Fiat Strada 2014 ganhou uma linha de cintura mais alta e uma caçamba maior, que cresceu oito centímetros na altura, oferecendo mais volume para carga. As novas lanternas traseiras foram colocadas em uma posição mais elevada e invadindo a lateral. No conjunto a impressão é que a pick-up cresceu, ficou mais elevada, encorpada e robusta.
Além das alterações visuais, uma série de detalhes externos e internos, também foi adicionada à linha Strada 2014: abertura elétrica da tampa do combustível; porta escada; novo vidro traseiro; novo volante para Trekking e Adventure são alguns deles.
A gama do Fiat Strada 2014 será composta por seis versões: três Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motorização 1.4 Flex; uma Trekking (com cabine dupla) com propulsor E-torQ 1.6 16V Flex; e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex.
Há13 anos a Strada é líder absoluta entre as pickups compactas, além de ser o comercial leve mais vendido do mercado brasileiro.
Com a terceira porta? do lado direito? para a versão Cabine Dupla, a Strada passa a ser a única pickup compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro.
A terceira porta reversa (que abre para a frente), colocada do lado direito, tem uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento duplo, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Ela só pode ser aberta após a abertura da porta dianteira. O mecanismo (ou maçaneta) fica escondido no batente da porta e inacessível quando a porta da frente está fechada. Uma solução que visa a segurança, ressaltou De Maria.
A chegada da terceira porta eliminou a coluna central do lado direito, o que permitiu ganho de espaço para o acesso ao banco traseiro em cerca de 100%. Anteriormente, o espaço disponível para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2, área que cresceu para um m2 com a nova configuração. Essa solução também aumenta a segurança do passageiro, já que o embarque e desembarque desses ocupantes são feitos exclusivamente pelo lado da calçada.
Com o maior espaço de carga na caçamba o Strada 2014 passa a ser a picape compacta com a maior capacidade volumétrica do mercado, anunciou a montadora.
O Fiat Strada cresceu oito centímetros em altura. Em relação à caçamba anterior houve um incremento de quase 18% na capacidade do volume de carga. A versão com Cabine Curta pode, agora, levar cerca de 120 litros a mais de volume de carga. A Cabine Estendida ganhou mais 110 litros de capacidade e a Cabine Dupla foi beneficiada com mais 100 litros no seu volume total.
Internamente o Fiat Strada ganhou novo volante (nas versões Trekking e Adventure) e pomo do câmbio e manopla freio de mão na cor preta.
As três motorizações da picape Strada estão divididas de acordo com a versão de acabamento. A Working vem equipada com o motor Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol). Os modelos Trekking dispõem da tecnologia E-torQ, que desenvolve potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol) e torque de 16,2 kgfm (gasolina) e 16,8 kgfm (etanol). Para a Adventure está reservada a motorização mais potente: a E-torQ 1.8 16V com potência de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol) e torque de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol).
Os novos preços da linha Strada sofreram reajustes em relação à linha 2013, mas se considerarmos os novos acessórios e itens de série que foram incorporados representam até uma redução, explicou Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat.
- Strada Working 1.4 cabine curta – Passou de R$ 32.520 para R$ 33.750
- Strada Working 1.4 cabine estendida – Passou de R$ 35.670 para R$ 36.870
- Strada Working 1.4 cabine dupla – Passou de R$ 41.280 para R$ 42.330
- Strada Trekking 1.6 cabine dupla - Passou de R$ 46.560 para R$ 48.360
- Strada Adventure 1.8 16V cabine estendida – Passou de R$ 48.980 para R$ 49.480
- Strada Adventure 1.8 16V cabine dupla – Passou de R$ 53.210 para R$ 54.360
Equipamento que somente a picape Strada dispõe, o diferencial blocante Locker? dispositivo mecânico que tem a função de dividir e distribuir igualmente o torque entre as rodas motrizes?, chegou à linha Adventure e agora passa a ser disponível também para a versão Trekking.
O câmbio automatizado Dualogic Plus passa a estar disponível para as duas versões Adventure? Cabine Estendida e Cabine Dupla.
Para quem ainda não está satisfeito com o conteúdo a Fiat oferece um extenso leque de alternativas de personalização. O Strada conta com cerca de 40 acessórios que podem colaborar para melhorar visual, qualidade, desempenho e segurança do usuário. Entre os principais, destacam-se os acessórios Mopar: novo extensor de caçamba com dupla função, que inclui rampa de acesso; central multimídia completa com GPS, TV, câmara de ré, DVD player, MP3 e Bluetooth.
Com 51% do mercado o Strada é líder de mercado, tendo como principal rival o Saveiro da Volkswagen. Com a chegada da linha 2014 e a novidade da terceira porta para a cabine dupla, a expectativa da Fiat é aumentar as vendas de forma a atingir a capacidade máxima de produção de 700 unidades por dia, revela Ramos.
Com esse lançamento Ramos espera que o impacto em vendas seja similar ao ocorrido com o lançamento da versão cabine estendida. Na época conseguimos triplicar o volume de vendas, lembra.
A linha 2014 do Fiat Strada passa a ser vendida a partir de 25 de outubro, quando no fim de semana será colocada no ar a campanha de lançamento..