De acordo com Paulo Henrique Nascimento, presidente da organização, para o trem começar a circular é preciso fechar um acordo com a MRS Logística, empresa que administra a ferrovia. "Cumprimos todos os requisitos técnicos e legais, então já temos autorização para funcionar. Estamos aguardando a concessionária", explica.
Por sua vez, a MRS alega que, para liberar as operações, existem questões comerciais que precisam ser avaliadas, além de serem necessários cuidados com a segurança dos passageiros. "Não é uma operação corriqueira, precisamos conduzir o projeto com o máximo de rigor, especialmente por se tratar de algo que envolve o transporte de pessoas”, informa a empresa, por meio de sua assessoria de comunicação.
O presidente da Amigos do Trem argumenta que o projeto beneficiará a população da região, já que, com a implantação do trem, serão estimuladas a produção artesanal e a rede hoteleira. Ainda segundo Henrique Nascimento, a previsão é que sejam gerados, no mínimo, 16 empregos diretos e 48 indiretos.
Locomotiva
Caso o impasse seja resolvido, a locomotiva que será utilizada no percurso entre Barbacena e Santos Dumont será a Litorina, que de acordo com a ONG Amigos do Trem, é um modelo único em Minas Gerais. Esse tipo de veículo ferroviário, geralmente movido a diesel, tem como diferencial dos trens convencionais sua composição, que é formada por vagão único, que inclui a máquina e os passageiros. .