O sistema permite que o proprietário do carro o escolha como o ponto de entrega de encomendas, quando faz uma compra online. Por meio de um smartphone ou tablet, ele é informado quando a companhia de entregas quer fazer a entrega ou retirar algo no veículo.
Aceitando a entrega, o proprietário, por meio do aplicativo, libera uma chave digital para abrir e fechar o carro. Quando a entrega é finalizada, a chave digital deixa de existir. O sistema é baseado no aplicativo Volvo on Call, que, dentre outras funcionalidades, permite a abertura e fechamento do carro e informa a localização e a quantidade de combustível no tanque, por meio do telefone.
“Transformando o carro em um ponto de entrega e retirada de encomendas, nós resolvemos uma série de problemas, já que podemos entregar as encomendas diretamente para as pessoas, não em lugares. Os consumidores que participaram do teste indicaram que o serviço economizou tempo na vida deles.
A tecnologia foi testada durante um programa da Volvo com 100 pessoas, sendo que 86% delas concordaram que a entrega remota permitiu uma economia de tempo. Segundo a montadora, a ideia é revolucionar o conceito de “carro conectado à nuvem”, para os próximos anos.
“Tudo gira em torno de encontrar soluções que são intuitivas e fáceis de usar, criando benefícios para nossos consumidores. A parte mais importante é transformar esses complexos e avançados sistemas em algo fácil de entender para qualquer pessoa, mesmo que ela esteja ao volante. Entregas diretamente no carro são apenas um exemplo disto”, completa Klas Bendrik..