Revista Encontro

Tecnologia

Game Boy: o vovô dos consoles portáteis completa 25 anos

O videogame da gigante japonesa do entretenimento, Nintendo, vendeu mais de 118 milhões de unidades até deixar de ser fabricado em 2003

João Paulo Martins
Talvez os mais novos não saibam, mas na década de 1980, quem queria se divertir com jogos eletrônicos, numa viagem de férias, tinha de torcer para que o local de destino tivesse fliperamas, ou, então, levar seu console para ser ligado numa televisão.
A diversão portátil era quase um sonho. Ela se restringia a alguns sistemas, como o Microvision, que tinha poucos títulos e, devido aos problemas técnicos, parou de ser vendido em 1981; e, a outra opção para os gamers da época, era o famoso Tetris, lançado pelos russos Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, em 1984, e que viria a ser o jogo mais vendido de todos os tempos.

Porém, em 1989, a empresa japonesa Nintendo apresenta ao mercado um novo e viciante console portátil: o Game Boy. Era barato – custava cerca de U$ 100 –, tinha tela de cristal líquido em preto e branco e 8 bits de processamento. Ele conseguia alcançar o mesmo poder gráfico do seu "irmão", o console "nintendinho". "O grande diferencial da empresa japonesa sempre foi o design de seus produtos, que são parecidos com brinquedos, e a jogabilidade de seus títulos, voltados para toda a família", explica Marcelo Nery, coordenador do curso de jogos digitais da PUC Minas. "Seus jogos são muito divertidos e acabam criando verdadeiros fãs", completa.

O Game Boy original parou de ser comercializado em 2003, e alcançou a marca de 118,69 milhões de unidades vendidas. Um de seus títulos de sucesso, aliás, foi o Tetris, que, em 1993, juntamente com o portátil da Nintendo, foi o primeiro jogo a sair do planeta Terra: foi levado por astronautas russos para a estação espacial MIR, passando 196 dias no espaço.

Ao longo do tempo, o console ganhou várias modernizações, chegando a ficar mais fino e, o mais importante, ganhou uma tela colorida.
É inegável que tenha deixado sua marca no mercado mundial de games. Hoje, seu sucessor, o Nintendo 3DS, ainda tem muito apelo entre os fãs de jogos, especialmente pelos títulos de sucesso como Super Mario Bros., Zelda, Pokémon e Animal Crossing..