Revista Encontro

Casa

As plantas também precisam de cuidados especiais no inverno

Com a chegada do tempo mais frio e seco do ano, saiba quais são as espécies mais resistentes às variações climáticas e quais cuidados devem ser tomados na nova estação

Da redação com assessorias
Apesar de vivermos num país tropical, em que os dias de inverno não são tão cinzentos quanto nos paises de clima temperado, todo cuidado é pouco para deixar o jardim vivo e colorido.
É fundamental escolher as plantas ideais para a estação, com espécies resistentes às baixas temperaturas. Além disso, o substrato (terra) precisa garantir os nutrientes necessários para que as plantas possam continuar saudáveis e florindo.

Segundo Marcelo Muller, biólogo especializado em plantas, as flores boca-de-leão e a amor-perfeito são ideais para os dias com excesso de frio, e memom assim, não dispensam os cuidados indicados a todas as outras espécies: "Independentemente do clima, é importante corrigir o solo duas vezes por ano, especialmente antes da chegada do inverno, realizando adubação para que as plantas estejam fortalecidas".

A begônia, flor classificadas como perene, ou seja, possui um ciclo de vida permanente, é outra espécie indicada por se adaptar muito bem às variações climáticas. "Em caso de geada, frequentes em muitas cidades do sul de Minas Gerais, é importante evitar o contato direto das plantas com o gelo, se possível, mas a manutenção da adubação auxilia para que cheguem exuberantes à primavera", diz o especialista.

Por haver variações constantes de clima durante o outono e inverno, com presença do sol e até aumento na temperatura, é essencial regar o jardim duas vezes ao dia, sendo no começo da manhã e no final da tarde os períodos mais indicados. "É indicado prestar atenção na umidade da terra antes de molhá-la, pois o inverno também traz dias úmidos e a terra pode não estar muito seca", completa Marcelo Muller. .