Revista Encontro

Copa do Mundo

E agora, Felipão?

Sem Neymar, William e Bernard são os atacantes mais cotados para substituir o camisa 10, que está fora do mundial. O volante Luiz Gustavo também corre por fora, e pode ser titular

Marcelo Fraga
Com a ausência de Neymar para a fase decisiva da Copa do Mundo, após sofrer a lesão na base da coluna, o técnico Luiz Felipe Scolari conta com três nomes à disposição para o lugar do craque, na partida contra a Alemanha, pelas semifinais, nesta terça (8), em Belo Horizonte.


Os atacantes William e Bernard são as opções mais ofensivas, com destaque para o ex-jogador do Galo, que pode exercer a mesma função de Neymar. William, que foi o substituto do camisa 10 no jogo contra Camarões, também pode aparecer como titular. Como opção mais defensiva, aparece o volante Luiz Gustavo – neste caso, a seleção brasileira teria três volantes, congestionando o meio-campo e tentando parar o forte ataque alemão. O jogador do Wolfsburg chegou a treinar como titular, antes do Brasil viajar para Belo Horizonte, e está cotado para jogar.

Em entrevista coletiva concedida na tarde de segunda, Felipão explica que só vai divulgar a escalação minutos antes da partida. O motivo do mistério, segundo o treinador, é a qualidade da equipe adversária: "A  Alemanha tem um plano de jogo muito bom e um ótimo equilíbrio. É um time que está trabalhando há seis anos para esta Copa do Mundo".

Para Reinaldo Lima, ex-jogador do Atlético, Felipão deveria escalar Bernard no lugar de Neymar: "O ex-jogador do Galo oferece mais opções de ataque. É muito inteligente, tem velocidade e sabe prender a bola.
Isso ajudaria a neutralizar os alemães".

Na seleção da Alemanha, especula-se uma possível troca do meia-atacante Özil, que não tem atuado bem na Copa do Mundo, por Götze ou Schürrle. Outras mudanças também podem ocorrer no time alemão, como a volta de Lahm para o meio de campo, e o retorno de Boateng para a lateral direita. Além disso, no time tricampeão mundial, a entrada do atacante Müller no lugar de Klose é dada como certa.

Confira as prováveis escalações:

Alemanha


Brasil

.