Revista Encontro

Saúde

Menopausa também pode causar secura nos olhos

Apesar de ser um sintoma pouco conhecido das mulheres nessa fase, um estudo mostrou a relação entre os olhos secos e a diminuição dos níveis hormonais

Da redação com assessorias
A síndrome do olho seco é uma condição que poucas pessoas associam à menopausa.
Mas, na prática, cerca de 61% das mulheres que estão nesse período, bem como na perimenopausa, sofrem com a secura e a coceira nos olhos. Desse total, apenas 16% percebem que a disfunção hormonal é a responsável pelo incômodo, segundo pesquisa da Society for Women's Health Research.

"Muitas mulheres que entram ou atravessam a menopausa experimentam os primeiros sintomas da síndrome do olho seco ou uma exacerbação dos sintomas pré-existentes", afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO). Como na maioria dos sintomas da menopausa, os hormônios são os prováveis culpados. "A baixa nos níveis hormonais afeta também os tecidos oculares e a composição das lágrimas. Como resultado, os sintomas mais comuns relatados pelas mulheres nesta etapa da vida incluem secura, sensibilidade à luz, visão turva, bem como a queimação e a sensação de areia ou corpo estranho", explica Sandra Alice Falvo, que também compõe o quadro clínico do IMO .

Até mesmo um excesso de lacrimejamento pode ser um sintoma da síndrome do olho seco. Embora a região esteja umedecida, e não esteja nada seca, o lacrimejamento excessivo pode ser um sinal de que os olhos estão tentando compensar a falta de umidade.

Alguns estudiosos sugerem que a terapia de reposição hormonal pode ajudar a aliviar os sintomas, mas, uma pesquisa realizada com 25.665 mulheres, que realizavam esse procedimento, encontrou um risco aumentado de síndrome do olho seco.
O uso do estrogênio foi um dos principais fatores. Basicamente, os pesquisadores ainda não chegaram a um consenso sobre o exato papel da reposição hormonal na síndrome.

Enquanto não se chega a um consenso, as mulheres devem estar atentas aos sintomas. "É importante que a mulher que esteja na menopausa saiba que os sintomas desagradáveis podem ser aliviados sem intervenções médicas invasivas. O sucesso do tratamento depende de três estratégias principais: aumentar a lubrificação dos olhos, diminuir o lacrimejamento e reduzir a inflamação das pálpebras", observa a oftalmologista Sandra Falvo .

Dicas para cuidar e evitar o olho seco:

Fonte: Sandra Alice Falvo, oftalmologista do Instituto de Moléstias Oculares

.