Revista Encontro

Saúde

Seu coração está preparado para os jogos do Brasil na Copa?

Emoção em partidas difíceis e decisivas do mundial da Fifa pode provocar infartos. Cardiologista dá dicas para prevenir problemas

Marcelo Fraga
O último jogo da seleção brasileira, contra o Chile, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, provocou fortes emoções nos torcedores.
Exemplo disso são os vários casos de pessoas que passaram mal durante a partida, incluindo um torcedor que estava no estádio e faleceu após sofrer um infarto.

O envolvimento emocional é apontado como a principal causa de problemas do coração durante jogos de futebol. De acordo com o médico Eustáquio Guerino, membro da Sociedade Mineira de Cardiologia, a tensão provocada em certos momentos, como durante uma disputa de pênalti, leva a alterações significativas no organismo. "Quem assiste a jogos dramáticos, como os da Copa do Mundo, sofre cargas altas de adrenalina, substância que provoca aumento dos batimentos cardíacos. Torcedores mais exaltados podem, inclusive, ter problemas mais sérios como o infarto", explica.

Para reduzir os riscos de passar mal durante os jogos, o especialista diz que os torcedores – principalmente os que têm problema cardíaco – não devem assistir aos momentos finais das partidas decisivas, e ainda tentar não se envolver muito com a competição. Segundo Eustáquio Guerino, é fundamental que, ao menor sinal de anormalidade no organismo, como, por exemplo, uma dor no peito, a pessoa procure ajuda médica, mesmo que não tenha histórico de doenças cardíacas. O especialista lembra, ainda, que os hipertensos devem evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e tomar corretamente os medicamentos prescritos pelo médico.

Dicas para evitar problemas no coração


Fonte: Instituto Nacional de Cardiologia (INC).