O curioso é que o levantamento demonstrou que os meios de comunicação têm grande influência sobre o nome escolhido para os bebês. Personagens de novelas, por exemplo, afetam diretamente na escolha. Dois dos últimos grandes vilões das telinhas, Félix (Amor à Vida) e Carminha (Avenida Brasil), não seriam opções para a maioria das entrevistadas. Questionadas se colocariam esses nomes em seus filhos, 58% das mulheres não optariam por Félix e 64,7% não escolheriam Carminha (ou a variante Carmem).
Para Felipe Wasserman, CEO da PetiteBox e responsável pela pesquisa, é interessante observar que as mulheres não optariam pelos nomes dos personagens mesmo gostando deles. "Certamente o viés negativo que Félix e Carminha tiveram ao longo das novelas influenciou as respostas das entrevistadas. O percentual de mães que não colocariam o nome da personagem de Adriana Esteves nas filhas é maior.
Ainda no mundo dos famosos, o levantamento apontou que 67,6% desistem do nome preferido por se tratar de algum artista ou celebridade que não transmita uma boa imagem junto ao público. Já para 35,2% das entrevistadas, a escolha deixa de ser a principal, quando este nome está relacionado a algum ex-namorado ou ex-marido.
Além da televisão, outra grande fonte de pesquisa para os nomes dos filhos é a internet, que é utilizada por 70,7% das entrevistadas como meio de consulta. Logo depois estão os livros (26%), a consulta a pessoas da família (23,4%), o pedido de ajuda para amigos (16%) e a busca em revistas (12,7%) – estas, aliás, já foram a maior fonte de consulta para essa finalidade.
O levantamento foi realizado no primeiro semestre de 2014 com 1.300 mulheres em território nacional, por meio de questionário online..