Revista Encontro

Comportamento

Chamar os filhos de Félix ou Carminha não está com nada, diz pesquisa

O levantamento online foi realizado com 1.300 mulheres, e mostrou que a televisão influencia na escolha dos nomes dos filhos, além, claro, do bom comportamento das celebridades cujos nomes servem de exemplo

Da redação com assessorias
As mulheres costumam ser unânimes ao dizer que a maternidade é o momento mais feliz de suas vidas.
Além da decisão sobre o tipo de parto, da escolha do hospital, surge também uma dúvida que é muito discutida entre o casal: o nome do bebê. Uma pesquisa nacional online feita pelo site PetiteBox mostra que a escolha do nome da criança está entre as decisões mais difíceis para as mamães e papais, já que 64,1% das entrevistadas disseram que a opção pode afetar o futuro da criança.

O curioso é que o levantamento demonstrou que os meios de comunicação têm grande influência sobre o nome escolhido para os bebês. Personagens de novelas, por exemplo, afetam diretamente na escolha. Dois dos últimos grandes vilões das telinhas, Félix (Amor à Vida) e Carminha (Avenida Brasil), não seriam opções para a maioria das entrevistadas. Questionadas se colocariam esses nomes em seus filhos, 58% das mulheres não optariam por Félix e 64,7% não escolheriam Carminha (ou a variante Carmem).

Para Felipe Wasserman, CEO da PetiteBox e responsável pela pesquisa, é interessante observar que as mulheres não optariam pelos nomes dos personagens mesmo gostando deles. "Certamente o viés negativo que Félix e Carminha tiveram ao longo das novelas influenciou as respostas das entrevistadas. O percentual de mães que não colocariam o nome da personagem de Adriana Esteves nas filhas é maior.
É possível que isso tenha ocorrido pelo fato de Félix ter se tornado uma pessoa 'boa' durante os últimos capítulos", explica.

Ainda no mundo dos famosos, o levantamento apontou que 67,6% desistem do nome preferido por se tratar de algum artista ou celebridade que não transmita uma boa imagem junto ao público. Já para 35,2% das entrevistadas, a escolha deixa de ser a principal, quando este nome está relacionado a algum ex-namorado ou ex-marido.

Além da televisão, outra grande fonte de pesquisa para os nomes dos filhos é a internet, que é utilizada por 70,7% das entrevistadas como meio de consulta. Logo depois estão os livros (26%), a consulta a pessoas da família (23,4%), o pedido de ajuda para amigos (16%) e a busca em revistas (12,7%) – estas, aliás, já foram a maior fonte de consulta para essa finalidade.

O levantamento foi realizado no primeiro semestre de 2014 com 1.300 mulheres em território nacional, por meio de questionário online..