Para a professora de sociologia da PUC Minas, Andreia dos Santos, o Projeto de Lei 548/13, que propõe a troca dos semáforos atuais por modelos temporizados seria um facilitador para o pedestre. "Essa modalidade de semaforização é para facilitar o tempo de travessia de pedestre. Diversas capitais no Brasil e no mundo já utilizam esse sistema", conta.
Já para o condutor, pode ocorrer a tentação de acelerar quando a contagem estiver chegando ao fim, ou seja, quando está indicando a chegada da luz vermelha, o que poderia levar a algum acidente.
Os sinais temporizados já foram instalados em algumas cidades da região metropolitana de BH e no interior de Minas Gerais. De acordo com a prefeitura de Lagoa Santa, a cidade já possui seis semáforos desse tipo. Na região centro-oeste do estado, em municípios como Nova Serrana e Oliveira, também é possível encontrar os modelos temporizados.
Pedestres
Outra tentativa de aumentar segurança no trânsito, em especial para os pedestres é o Projeto de Lei 58/13, que também está em tramitação na Câmara Municipal. O texto pede a instalação de semáforos para pedestres em todos os locais onde houver os sinais para veículos, inclusive em bairros de pouca circulação de automóveis. O professor Nilson Nunes acredita que uma medida mais eficaz seria aumentar a fiscalização dos motoristas, impondo as punições previstas em lei. "É isso que faz com que os motoristas respeitem as regras", diz. Para a socióloga da PUC Minas, é preciso "avaliar a necessidade desse tipo de sinalização em bairros mais ermos".
Outro ponto polêmico para quem trafega pelas ruas das grandes cidades, como na capital mineira, é a segurança das crianças, em especial na porta de escolas. O Projeto de Lei 201/13 quer a instalação de lombada eletrônica, com limite de velocidade de 40km/h, em frente a todas as instituições de ensino públicas e privadas de Belo Horizonte.
De acordo com dados da secretaria de educação de Minas Gerais, em BH existem 373 escolas. O custo de manutenção desses aparelhos, se forem instalados em todos os pontos, seria superior à colocação de guardas de trânsito para auxiliar a travessia dos alunos, como explica a socióloga Andreia dos Santos.
Para o especialista em trânsito da UFMG, o modelo usado em outros países, com pessoas ao invés de equipamentos, seria o ideal: "No exterior, são utilizados monitores, de preferência aposentados, que são contratados somente para esse fim. Provavelmente, são mais eficientes que as lombadas, além de aumentar o nível de emprego e renda".
Novos radares
Desde o início de agosto, três novos radares começaram a operar em BH. Dois são destinados à detecção de invasão de faixa exclusiva para ônibus na avenida Augusto de Lima e na rua Padre Belchior. O outro, para fiscalizar avanço de sinal vermelho, e foi instalado na esquina da rua da Bahia com avenida Afonso Pena, sentido praça da Estação - praça da Liberdade, no centro da capital.
Segundo a BHTrans, existem 48 detectores de avanço de sinal em funcionamento na cidade. O sistema é ativado quando o veículo ultrapassa a linha de retenção com o foco vermelho. Se estiver em amarelo, o detector não é acionado.
Procurada pela redação para comentar as medidas sugeridas pelos vereadores da capital, a BHTrans afirmou que não se pronuncia sobre projetos que ainda não tiveram parecer do poder executivo. .