Revista Encontro

Eleições 2014

Saiba o que os candidatos não podem fazer na campanha eleitoral

Pouca gente sabe, mas não é permitida a distribuição de brindes, como chaveiros e bonés, com o nome do político, nem a entrega de panfletos publicitários nas ruas após as 22 horas

Nas últimas eleições, para prefeito e vereador, em 2012, o Tribunal reagional Eleitoral de Minas Gerais (TRE) distribuiu cerca de 818 multas a candidatos que descumpriram a legislação.
Só em Belo Horizonte foram 283 casos registrados de propaganda irregular. E, neste caso, não estamos falando apenas da famosa sujeira deixada nas ruas e nos muros e postes.

Para conscientizar os candidatos, e mesmo a população – que pode denunciar quem não está cumprindo as medidas –, o TRE lançou, em julho deste ano, a campanha Sujeira Não é Legal, voltada para as Eleições 2014. O projeto, que foi criado em 2010, segundo o tribunal, tem como intuito orientar candidatos, eleitores e a sociedade para que seja realizada uma "campanha eleitoral mais limpa, segura, tranquila e transparente".

Além de uma página no Facebook e o uso da hashtag #SujeiraNãoéLegal, a campanha será composta de spots para rádio, VTs para televisão, cartazes, backbus e anúncios para jornais e revistas. Será distribuído também um manual para candidatos e partidos com dicas para se fazer uma disputa limpa e dentro dos limites legais.

Saiba o que pode e o que não pode durante o período de campanha eleitoral:


Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

(com Agência Brasil e TRE-MG).