Revista Encontro

Saúde

Doenças sérias possuem sintomas na boca

Saiba por que bulimia, cirrose e até HIV podem ser descobertas "por acaso" durante uma consulta odontológica

Guilherme Marques - Encontro Brasília
Uma visita ao dentista pode revelar problemas desagradáveis como cáries e tártaro.
Mas o que pouca gente sabe é que doenças graves como cirrose, bulimia e até a Aids também podem ser detectadas por esse profissional. Essas enfermidades costumam ser difíceis de ser identificadas sem visitas periódicas a um médico, mas podem ser descobertas "por acaso" durante um atendimento odontológico.

Segundo o cirurgião-dentista Frederico Salles, a possibilidade desses diagnósticos existe porque algumas doenças apresentam sintomas na cavidade bucal: "O organismo é um todo indivisível e qualquer comprometimento de uma parte do corpo pode ter relação com as demais", afirma. Ele diz que mais de 200 enfermidades podem atingir a boca, sendo algumas delas próprias da região, enquanto outras apresentam apenas manifestações – é o caso de doenças sistêmicas como a Aids, diabetes, câncer, bulimia, cirrose, infarto do miocárdio, entre muitas outras.

Por esse motivo, Salles ressalta a importância de dentistas e médicos terem conhecimento em ambas as áreas, de odontologia e medicina, já que a medida poderia evitar muitos erros clínicos por parte desses profissionais: "Queiramos ou não a odontologia tem, ou devia ter, uma relação íntima com a medicina", diz. Ele conta o caso de um amigo que o ligou durante a madrugada se queixando de uma dor insuportável em um dos dentes inferiores. Como a dor se localizava no lado esquerdo da mandíbula, houve a suspeita de infarto miocárdico: "Eu o acompanhei até um pronto socorro e ele estava infartando. Alguns anos depois ele teve outro episódio e veio a falecer", relata.

Entenda como algumas doenças podem ser diagnosticadas por sintomas bucais:

.