Revista Encontro

Clima

Primavera deve bater recordes de calor

Formação leve de El Niño pode garantir algumas pancadas de chuva para alívio do tempo seco

Fernanda Nazaré

A primavera, a mais bela estação do ano chegou! Precisamente às 23h29 da noite passada e vai terminar no dia 21 de dezembro, quando começa o verão.

Depois de um dos invernos mais secos da história do país, em que se passa por um quadro recorde de baixa dos reservatórios, a nova estação traz um pouco de esperança para o início das chuvas. Mas, de acordo com o Instituto Clima Tempo/PUC Minas, a primavera será mais seca e mais quente, principalmente no Norte e Nordeste do país. "Estamos prevendo uma primavera mais quente que o normal, batendo recordes históricos", afirma o meteorologista Ruibran dos Reis.

Há previsão de formação de um El Niño de fraca intensidade, que deve se desenvolver ao longo dos próximos meses. Ele deve garantir que a chuva comece na hora certa, mas com mais calor do que a normalidade de Norte a Sul do Brasil. A maior parte dessa chuva deve ocorrer em forma de pancadas que, geralmente, ocorrem nos períodos da tarde e da noite, e vão se tornando mais frequentes à medida que nos aproximamos do verão. 

 

Com Clima Tempo

.