Revista Encontro

Bem-estar

Saiba como respirar certo e potencializar seu treinamento

Muitas vezes pouco valorizada, a respiração pode fazer a diferença durante a musculação e, principalmente, em exercícios aeróbicos. Especialistas explicam como fazer ginástica de forma correta

Fernanda Nazaré
Yoga, exercícios de relaxamento e de controle da ansiedade já utilizam a respiração como um dos principais focos de suas suas práticas.
Prestar atenção em como o ar entra e sai de nosso corpo também pode fazer a diferença quando se frequenta a academia.

Segundo o educador físico Willian Pimentel, membro do Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais, é perceptível o melhor rendimento dos praticantes de atividades físicas que sabem controlar e monitorar a respiração: "Não há um estudo científico que comprove essa eficácia, ainda, mas eu noto a nítida diferença em meus alunos".

Além de se preocupar com a respiração, como explica o presidente da Academia Brasileira de Rinologia, Nilvano Andrade, é preciso priorizar sua realização pelo nariz. "Inspirar pela cavidade nasal é filtrar o ar, e permitir a expiração pela boca, torna a troca mais coerente e saudável. Quando realizamos um esforço físico mais intenso, é comum e normal utilizarmos a respiração oral. Não há problemas, mas a respiração predominante tem que ser a feita pelo nariz".

Respirar pela boca não é errado, mas deve ser realizado em momentos de exaustão, o que acontece, por exemplo, com maratonistas. De acordo com William Pimentel, esse tipo de atleta, quando atinge cerca a marca de 30 km na corrida, não consegue mais controlar a respiração. "Nesse caso, a musculatura está tão treinada, com tanta fibra muscular, que o corpo suporta terminar a prova com menor quantidade de oxigênio", explica.

Para ter a respiração como uma auxiliar na malhação, o educador físico dá algumas dicas:

.