Uma pesquisa sobre os interesses do brasileiro na política mostra um cenário nada favorável.
Na tentativa de aumentar o interesse dos jovens pela vida política do país, escolas de Belo Horizonte têm aproveitado o período eleitoral para colocar o assunto em pauta. No Colégio Padre Machado, o primeiro passo foi um ciclo de debates para que os alunos pudessem discutir as competências e as propostas de campanha dos candidatos para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Segundo a professora de geografia e uma das coordenadoras do projeto intitulado “Cidadania na escola: eleições 2014”, o trabalho para a conscientização dos alunos foi multidisciplinar: “Nas aulas de inglês, os alunos produziram charges políticas em língua estrangeira embasados em questões urbanas, sociais e ambientais”, conta.
Além disso, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) fez parceria com instituições de ensino emprestando urnas eletrônicas para o projeto “Eleitor do Futuro”, proporcionando a jovens a prática da votação. No Colégio Padre Machado, não só alunos, mas funcionários também testaram a máquina. E para mostrar como era o processo antigamente, uma simulação de votação em cédulas de papel foi realizada.
No Colégio Padre Eustáquio foi realizada hoje (1º de outubro), uma eleição simulada com os alunos do ensino médio com os candidatos reais ao governo estadual e municipal, dando aos alunos a oportunidade de expressar sua vontade política, escolhendo o candidato que considera com melhores propostas apresentadas no horário eleitoral do rádio e da TV.
No Colégio Cotemig, a novidade foi incluir os alunos também no processo de criação de uma urna eletrônica. Por ser uma escola técnica, o programa de simulação das eleições foi desenvolvido pelos próprios alunos do segundo ano na disciplina de informática. O coordenador técnico, Leonardo Fonseca de Souza, afirma que o software será utilizado por todo o colégio na simulação das eleições. “Passamos as informações básicas para que eles desenvolvam um programa parecido com o que utilizamos hoje na urna eletrônica”, conclui. Além da votação, foi organizado um debate em sala de aula.
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