Revista Encontro

Trânsito

Pontuação de multas podem ser reduzidas

Projeto em análise no Senado Federal pretende "premiar" motoristas que não cometerem novas infrações

Da redação com assessorias

Motoristas com bom comportamento podem ganhar um benefício na pontuação de infrações.

Projeto em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado estabelece redução em um terço dos pontos na carteira de habilitação a cada seis meses sem novas infrações.

A proposta 111/2014, do senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), visa premiar os motoristas que tentam dirigir de forma mais cuidadosa após receberem multas. "Entendemos que nossa proposta é um incentivo para que os condutores não cometam novas infrações", explica o parlamentar. O projeto aguarda parecer do relator, senador Anibal Diniz (PT-AC).

 

Lei

 

Atualmente, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que atinge 20 pontos na carteira de habilitação em um período de um ano, ou comete uma infração gravíssima (sete pontos), perde o direito de dirigir pelo prazo de um mês até um ano.  Se for ultrapassado o limite de 20 pontos, um processo administrativo é aberto para decidir se a carteira de habilitação será ou não apreendida. Para obter o direito de voltar a dirigir, é necessária a realização de um curso de reciclagem.

(com Agência Senado)

.