Revista Encontro

Segurança

Decore com cuidado sua casa e árvore para o Natal

Nesta época do ano, a decoração natalina chama a atenção nas ruas da cidade. Porém, a Cemig alerta para os cuidados que se deve ter com a instalação dos enfeites luminosos

O Natal se aproxima, e as pessoas já decoram residências, lojas e ruas para a mais importante celebração cristã.
No entanto, quando a decoração inclui enfeites luminosos, ela deve ser colocada de forma a evitar os riscos da rede elétrica e possíveis curto-circuitos. Por isso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta os usuários sobre os cuidados a serem tomados na instalação de ornamentos luminosos, para garantir seu funcionamento seguro até o término do período natalino.

Os enfeites luminosos podem oferecer riscos à segurança das pessoas, se instalados incorretamente. Segundo Demétrio Venício Aguiar, engenheiro de tecnologia e normalização da Cemig, isso pode ser evitado ao se optar por produtos de boa qualidade, com o melhor nível de isolamento elétrico possível. A recomendação é que sejam utilizados somente enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), e que são submetidos a testes que garantem o bom funcionamento dos dispositivos.

Além disso, recomenda-se evitar as chamadas "gambiarras", como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada, utilizando adaptadores e multiplicadores popularmente conhecidos como T ou benjamim. "Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio", explica Demétrio Aguiar. O engenheiro explica que filtros de linha podem ser utilizados, desde que seu dispositivo interno de proteção esteja operante e não tenha sofrido alterações.

Outro aspecto a ser observado é que as luzes natalinas são muito atraentes e aguçam a curiosidade das crianças, sendo, portanto, necessário orientá-las a evitar o contato e a aproximação com as instalações elétricas.

Outras dicas da Cemig:


(com assessoria da Cemig).