Revista Encontro

Educação

Como escolher uma creche segura?

A Sociedade Brasileira de Pediatria aponta diversos fatores que devem ser levados em conta, como, por exemplo, se a instituição oferece atividades lúdicas que incentivem a formação das crianças

O primeiro ano de vida da criança é marcado pelo desenvolvimento de habilidades motoras num dos ritmos mais acelerados de toda a sua vida.
Neste curto período de tempo, além de crescer e triplicar seu peso, o bebê vai aprender a sustentar a cabeça, sentar, ficar de pé, engatinhar e inclusive andar sem apoio. Como explica a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), esse desenvolvimento só acontece mediante a interação com o mundo ao redor, em especial com as pessoas que o cercam.

Já no primeiro ano de vida, muitos bebês ingressam na educação infantil, a primeira etapa da educação básica no Brasil. De acordo com a SBP, essa fase tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, considerando aí seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Os cuidados básicos com a criança pequena (troca de fraldas, banho, alimentação, sono e outros) são essenciais. Porém, o compromisso da creche estende-se a educar, propondo um ambiente afetuoso e acolhedor, que estimule o desenvolvimento neural (logo após o nascimento as células nervosas do cérebro estabelecem conexões entre si, de forma intensa, a partir de estímulos do ambiente).

Ao escolher uma creche para seu bebê, você deve verificar alguns pontos, de acordo com a SBP:


Além dessas dicas, ao escolher uma instituição, a Sociedade Brasileira de Pediatria indica que sejam verificados:


(com Portal EBC e SBP).