Mas o que leva os estudantes a irem tão mal na prova de redação? Segundo o Inep, as redações com nota zero deixaram de atender ou infrigiram os critérios de correção estabelecidos no edital.
De acordo com o professor de língua portuguesa Marcelo Freire, do Colégio JK de Brasília, o exame de 2014 trouxe um tema mais abrangente que do ano anterior, e, com isso, muitos candidatos podem ter se perdido na condução do tema. "Ao se depararem com um tema aberto, muitos alunos foram tratar ou só de publicidade ou só da questão infantil ou mesmo tangenciaram esse assunto, o que os levou à nota zero", afirmou. Em 2013, a prova abordou um assunto debatido quase que exaustivamente pela mídia: "os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".
Quem concorda com isso é a professora de língua portuguesa Viviane Faria, do curso de Reciclagem de Língua Portuguesa, que acredita que os estudantes tenham dificuldade em usar elementos que conectem as ideias expressas no texto. "Vamos supor que um candidato que venha a escrever sobre esse tema ache que a publicidade infantil é muito agressiva. Esse seria um argumento do candidato que estaria se posicionando contra a publicidade infantil abusiva.
Um outro problema que a professora levanta é o não atendimento número mínimo de linhas (sete linhas) estipuladas para desenvolver o tema da redação. Segundo ela, a desclassificação das redações que não atendem esse requisito ocorre porque praticamente não há como cumprir com as características textuais do texto dissertativo-argumentativo em menos de 20 linhas.
(com Portal EBC e Agência Brasil).