Revista Encontro

Cidade

Ônibus saem da pista exclusiva, atrapalham os carros, mas não estão errados

A circulação de coletivos fora das faixas especiais em Belo Horizonte deixa motoristas irritados, mas segundo a BHTrans, não há irregularidade nessa ação

Marcelo Fraga
O trânsito cada vez mais carregado nas ruas e avenidas de Belo Horizonte provoca uma disputa por espaço entre veículos particulares e os ônibus que fazem o transporte coletivo na cidade.
Em vários pontos da capital mineira existem faixas exclusivas para a circulação dos coletivos, porém, nesses locais, os ônibus transitam livremente pelas outras pistas, causando irritação nos motoristas de veículos particulares.

Ao todo existem 15 trechos com pistas exclusivas para ônibus em BH, localizados em avenidas e até em algumas ruas do da região central. Nos locais com trânsito mais intenso, como a avenida Nossa Senhora do Carmo, na região centro-sul,  as "invasões" dos ônibus às faixas destinadas aos carros particulares ocorrem com frequência (veja o vídeo).

Apesar do conflito entre os veículos e os ônibus, a BHTrans – empresa responsável pelo gerenciamento do trânsito na capital mineira – informou por meio de nota que não há restrições com relação à circulação de coletivos fora das faixas exclusivas.

Por outro lado, ainda segundo a empresa, os motoristas de carros particulares podem ser multados caso circulem nas faixas exclusivas para ônibus. Em alguns pontos da cidade, há, inclusive, fiscalização eletrônica. A avenida Nossa Senhora do Carmo foi a primeira a receber câmeras de monitoramento: somente no primeiro semestre de 2014, mais de 10 mil multas foram aplicadas na via, de acordo com dados da BHTrans.

Veja onde estão localizadas as faixas exclusivas para ônibus em Belo Horizonte:

Em avenidas:


Em ruas:


Confira abaixo os flagrantes das invasão na av. Nossa Senhora do Carmo:

.