Após a vistoria aérea em Três Marias, o governador ressaltou o que considera trabalho prioritário no momento: "Temos que conversar com lideranças políticas, sociais e empresariais de cada lugar, de cada região, para identificar o que é possível fazer e, em seguida, adotar todas as medidas necessárias com total transparência".
Para ele, a situação do abastecimento hídrico na RMBH é grave.
De acordo com o governador, a situação da represa de Três Marias é grave, pois opera com apenas 10% de sua capacidade. Além disso, a preocupação é alta também com a população, propriedades rurais e plantações afetadas diretamente pela severa estiagem nessa região. A previsão, segundo estimativas do departamento meteorológico da Cemig, é de pouca chuva para este ano, o que complica ainda mais o quadro.
O presidente da Cemig, Mauro Borges, também falou sobre a possibilidade de desabastecimento e de baixa no fornecimento de energia elétrica. "No caso do sistema elétrico, ele é coordenado e planejado nacionalmente, não em nível estadual. Nesse sentido, o Operador Nacional do Sistema é extremamente eficiente e exerce um nível de coordenação muito afinado.
Dadas as condições climáticas e as previsões para o final do ano, Borges afirma que em 2015, devemos chegar em dezembro com o reservatório em torno de 5%, o que está dentro do planejamento. "O sistema está organizado para isso. Estamos preparados para poder usar de uma forma absolutamente racional o reservatório e chegar ao nível de 5% dentro de todos os parâmetros de previsibilidade possíveis nesse momento", concluiu.
(com Agência Minas).