O Drive Monitor System usa sensores que monitoram a atenção do motorista, por meio de um computador de bordo, detectando seus movimentos faciais (especialmente dos olhos), de maneira a identificar se ele perdeu atenção a um ponto importante da estrada, seja por sono ou distração. É uma tecnologia sofisticada que permite compreender o estado em que o motorista se encontra em situações reais de condução, incluindo luz solar exessiva no para-brisas ou uso de óculos de sol.
"O algoritmo que desenvolvemos para o DMS pode permitir, sem interrupções, uma série de características de segurança e condução autônoma, além de reduzir potenciais acidentes causedos pelo motorista desatento. Ele é único, pois é o primeiro sistema do tipo que pode alcançar o movimento dos olhos mesmo se o motorista estiver de óculos escuros, ou ofuscado pelo brilho de sol no para-brisas", explica Nick Langdale-Smith, vice-presidente da Seeing Machines.
Para oferecer a potência exigida pelo sistema DMS, a Seeing Machines pediu à Intel que instalasse um hardware no protótipo do Jaguar F-TYPE, baseado no processador Core i7. "Ao escolher os chips da Intel para potencializar a tecnologia intensiva da Seeing Machines, podemos oferecer a montadoras como a Jaguar Land Rover uma experiência de segurança única para seus clientes no futuro", diz Elliot Garbus, vice-presidente de Soluções de Transporte da Intel.
O Drive Monitor System também ajuda o carro a compartilhar informações com o condutor de maneira eficaz. A Jaguar Land Rover está trabalhando neste momento as próximas gerações de heads-up display que possam ser utilizadas em todo o para-brisas dianteiro. A ideia é apresentar a informação correta ao motorista na hora certa, sem que ele precise tirar os olhos da estrada. "A tecnologia que monitora a atenção do motorista e que mostramos na CES tem enorme potencial para ser item de segurança.