Novas tecnologias foram também incorporadas, com destaque para o sistema mundial do grupo FCA para entretenimento, comunicação e navegação, o Uconnect, e a câmera de ré, conteúdos disponíveis para todas as versões. Outra novidade é a versão Série Especial BlackMotion.
O Bravo ganhou novos para-choques, novas molduras de lanternas e faróis, grade com barra cromada ao centro, barra cromada em V, spoiler... São dezenas de aperfeiçoamentos para a linha 2016 do modelo, que inclui também novas rodas de liga leve com desenhos exclusivos para cada versão. A da versão Sporting ficou particularmente interessante.
O novo conjunto traseiro apresenta para-choque redesenhado trazendo defletores de ar, novas lanternas com molduras pretas e spoiler traseiro. O logotipo com nova grafia agora está localizado na parte central da tampa traseira.
O habitáculo do Bravo traz agora nova iluminação branca presente nos comandos internos, além de nova grafia no quadro de instrumentos.
O hatch médio da Fiat vem agora de série em todas as suas versões com apóia braço central rebatível com porta-copos no banco traseiro. E, dependendo da versão e acabamento, traz ainda novos bancos.
O sistema mundial Uconnect do grupo FCA para entretenimento, comunicação e navegação, que agora chega ao Bravo está presente em diversos modelos da Jeep, Chrysler, Dodge, Alfa Romeo, Fiat e RAM.
Com a nova central multimídia o modelo cresce em conectividade.
O Novo Bravo 2016 oferece, como opcional, o sistema de navegação GPS com software TOM e quem comprar ganhar a primeira atualização de mapa, informou Carlos Eugênio Dutra, diretor de produtos.
Cada vez mais comum nos automóveis, o Bravo passa a oferece também a câmera de ré, que trabalha em conjunto com o sensor de estacionamento traseiro.
O pacote de novidades da linha 2016 do Fiat Bravo contém ainda a Série Especial BlackMotion, que se diferencia por trazer conteúdos exclusivos de série.
Com o interior todo em preto e bancos em couro, a Série Especial BlackMotion conta com o Uconnect Nav de série. Outros diferenciais são o ar condicionado automático digital Dualtemp e carpete. O Bravo BlackMotion vem equipado ainda de série com suspensões com acerto esportivo, calibradas para maior desempenho e pilotagem mais precisa.
A Fiat reformulou a gama do Bravo 2016. Agora ela passa a contar com as versões Essence 1.8 16V, Sporting 1.8 16V, T-Jet 1.4 16V Turbo e a Série Especial BlackMotion 1.8 16V.
Todas as versões com a motorização 1.8 16V Flex com potência de 132/130 cv (etanol/gasolina) trazem câmbio manual de cinco marchas, e podem ser equipadas opcionalmente com a transmissão automatizada Dualogic Plus. Já o esportivo Bravo T-Jet e top de linha com seu motor turbo de 1.4 16V de 152 cv a 5.500 rpm e seu impressionante torque máximo de 21,1 kgfm, que se mantém constante entre 2.250 rpm até os 4.500 rpm, podendo chegar até os 23,0 kgfm a 3.000 rpm acionando o exclusivo sistema Overbooster, conta com câmbio manual de seis marchas.
Lançado em 2010, o Fiat Bravo se destaca pelo “bom custo/beneficio, que em sua linha 2016 está ainda melhor” disse Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat.
O Fiat Bravo 2016 tem dois anos de garantia e três anos de garantia de motor/câmbio e de assistência 24 horas do Confiat.
O Bravo, que chegou a vender quase 12 mil unidades em 2011, fechou 2013 com 9.060 emplacamentos em 2013 e 4.436 em 2014, ocupando entre o 5° e 7° lugar no ranking dos hatches médios da Fenabrave, a associação dos revendedores. A meta para o novo Bravo é de aproximadamente 6 a 7 mil carros por ano, informou Ramos.
Preços sugeridos da linha Bravo 2016 (versões):
- Essence - motor 1.8 16V - R$ 61.990
- Sporting - motor 1.8 16V - R$ 67.990
- Black Motion - motor 1.8 16V - R$ 68.990
- TJet - motor 1.4 16V Turbo - R$ - 78.490
* O repórter viajou a convite da FAC.