Revista Encontro

Turismo

Cidade mineira vai ganhar estátua quase do tamanho do Cristo Redentor

O município de Itanhomi, que fica no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, deve erguer um monumento em homenagem ao padroeiro da cidade, o Sagrado Coração de Jesus, que terá apenas dois metros a menos que a mundialmente famosa estátua do Rio de Janeiro

Fernanda Nazaré
A pequena cidade de Itanhomi, a 309 km de Belo Horizonte, no região do Vale do Rio Doce, quer se destacar no turismo mineiro – e mesmo nacional.
O município de 12 mil habitantes quer ser conhecido não apenas pela Feira da Paz, que acontece em julho, e sim, atrair visitantes com a construção de uma estátua do Sagrado Coração de Jesus de 28 metros de altura. Ela terá apenas dois a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro – inaugurado em 1931 e que possui 38 metros de altura, sendo oito de pedestal. A imagem mineira ficará num suporte de três metros e terá uma escadaria interna que levará os turistas até o "coração", a uma altura equivalente a um edifício de seis andares.

O empreendimento, que está orçado em R$ 200 mil, foi aprovado pela prefeitura e aguarda recursos financeiros, que, segundo a administração municipal, não sairá dos cofres públicos. Isso é o que garante o assessor jurídico de Itanhomi, Leonardo da Gama Lima. "Estamos tentando angariar fundos para a obra. Vamos atrás dos nossos deputados, que foram bem votados na região. O prefeito se comprometeu em providenciar a mão de obra, principalmente para a construção do pedestal.
Apesar de ser uma ideia antiga, só agora a conseguimos convencê-lo da grandeza e da importância dessa obra para o turismo local", afirma o advogado.

Ainda segundo o assessor, há 10 anos a população tenta tirar o projeto do papel. Mesmo assim, houve quem não gostasse da aprovação da construção da estátua. "O pessoal que frequenta a igreja evangélica protestou, argumentando que somos um país laico e, com essa obra, estaríamos direcionando a cidade para uma determinada religião. Mas, o que está em jogo é a questão turística, e também a homanegam ao padroeiro do município", comenta.

O Sagrado Coração de Jesus será erguido no alto do morro do Cruzeiro, em frente à igreja matriz da cidade. A infraestrutura do local está quase pronta, com banheiros, estacionamento, restaurante e lanchonete. A rua que dá acesso ao morro também foi pavimentada.

O artista mineiro Evandro di Caetano, que vai construir o 'Cristo mineiro', ficou famoso por criar a estátua do personagem Chaves, de cinco metros, em Governador Valadares - Foto: Arquivo PessoalO escultor do Chaves

Apesar de ter o tamanho semelhante com o Cristo Redentor carioca, o Sagrado Coração de Jesus será colorido. O coração, que ficará no centro da imagem, será vermelho, a túnica, branca, e a pele e os cabelos serão castanho-claro. A estrutura da estátua será feita em ferro e os braços em concreto armado. Todo o conjunto pesará cerca de 30 toneladas. A expectativa é que a escultura fique pronta em seis meses, após a aprovação dos recursos, e que seja inaugurada ainda este ano.

A imagem foi projetada e será construída pelo artista plástico Evandro di Caetano, natural de Governador Valadares, que fica próxima a Itanhomi. Recentemente, ele ganhou destaque na mídia por sua escultura de cinco metros de altura em homenagem ao personagem Chaves, do seriado mexicano de mesmo nome.

Segundo o artista, a escultura em Valadares é a primeira do Brasil a homenagear o ator e criador da série, Roberto Gómez Bolaños, famoso por interpretar os protagonistas dos seriados Chaves e Chapolin, que são exibidos pela TV Alterosa.
O humorista morreu dia 28 de novembro de 2014, aos 85 anos. "Fiz a imagem a pedido de um amigo meu, que é dono de uma churrascaria na cidade. Queria algo que chamasse a atenção das pessoas. Acredito que é a primeira escultura dele, desse tamanho, no país. Igual a essa, acho que só existe na Colômbia. No México, foi construída uma estátua em tamanho real do ator", afirma Evandro..