Revista Encontro

Tecnologia

PlayStation completa 20 anos

Especialista em jogos digitais analisa os motivos que levaram ao sucesso do console criado pela Sony

Marcelo Fraga
Lançado em dezembro de 1994 no Japão e em setembro de 1995 nos Estados Unidos, a plataforma de games PlayStation, criada pela Sony, se tornou sinônimo de diversão e conquistou uma legião de fãs ao longo dos anos.
À época de seu lançamento, o videogame revolucionou o mercado de jogos ao substituir os tradicionais cartuchos por uma nova mídia: o Compact Disc (CD).

Além de uma nova forma de armazenagem de jogos, o PlayStation apostou também em imagens mais realistas para agradar aos jogadores que já não se interessavam mais apenas pelos desafios dos antigos jogos – a maioria baseada no 2D. "O CD permitiu aos desenvolvedores de jogos armazenar 10 vezes mais dados do que nos cartuchos. Isso levou à melhoria dos gráficos e dos sons. Além disso, fez com que os games do PlayStation fossem mais realistas do que os dos outros videogames da época", explica o professor Artur Mol, coordenador do curso de Jogos Digitais da PUC Minas.

Clique para ampliar e conferir a evolução gráfica dos jogos - Foto: Heitor Antonio/Encontro Digital

Outro aspecto apontado pelo professor, e que possivelmente ajudou o PlayStation a ganhar fama, é o fato de não ser apenas um videogame, mas também um aparelho que permite reproduzir música, filmes e, atualmente, até mesmo acessar a internet. Ao longo dos anos, o console evoluiu bastante, trocando o CD pelo DVD e, posteriormente, pelo blu-ray. Hoje, jogos 100% digitais podem ser comprados e baixados diretamente na PlayStation Network – rede própria do videogame que permite também jogar no modo multiplayer online.

Ainda de acordo com Artur Mol, enquanto os concorrentes da nova geração Wii U, da Nintendo, e Xbox One, da Microsoft, continuam apostando na interação para conquistar os jogadores, o PlayStation continua se diferenciando dos outros consoles por ainda manter a estratégia de tornar os jogos mais realistas.

Atualmente, o PlaySation está em sua 4ª geração, que foi lançada em 2013. Desde o lançamento da primeira geração, o videogame chegou a ganhar, inclusive, versões portáteis como o PS Vita e o PSP (PlayStation Portable).  Estima-se que a plataforma, ao longo de sua trajetória, tenha vendido mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo..