Revista Encontro

Tecnologia

Que tal andar num skate que flutua?

Empresa cria um dispositivo capaz de 'voar' a cerca de 2,5 cm do chão, igual ao personagem do filme De Volta Para o Futuro

Alysson Lisboa
Marty McFly Jr.
flutua em seu skate voador pelas ruas no filme De Volta para o Futuro II, de 1989. O que parecia ficção científica virou realidade. Mais de duas décadas depois, o engenheiro Greg Henderson, da Arx Pax, apresenta o Hendo Hoverboard, um skate voador que usa campo eletromagnético para fazer flutuar o aparelho.

"O skate funciona com os princípios da arquitetura de campo magnético. Ele flutua sobre superfícies que não contenham ferro. O protótipo atual inclui quatro motores de flutuação que direcionam um campo magnético em oposição à superfície, resultando num fluxo suficiente para manter o skate voando numa altura de cerca de 2,5 cm", explica Greg Henderson.

O piso deve ser coberto por uma lâmina de cobre ou alumínio para a mágica funcionar, o que limita muito o uso do skate voador. Realizado com recursos financeiros coletivos – o crownfunding –, a empresa já comercializa o kit de desenvolvedor (whitebox) para quem quiser explorar outras funções da tecnologia.
Já os primeiros hoverboards estarão disponíveis para compra a partir de outubro deste ano.

No filme De Volta para o Futuro II, de 1989, Marty McFly Jr., interpretado por Michael J. Fox, usa um skate voador para fugir de uma gangue de encrenqueiros - Foto: Universal Pictures/Divulgação

"Será muito emcionante ver ideias surgirem, como um skate que voe sobre qualquer superfície", diz o engenheiro da Arx Pax. Questionado sobre quando os consumidores poderão ter acesso à nova tecnologia, ele acredita que até outubro deste ano o Hendo Hoverboard estará disponível no mercado..