Revista Encontro

Legislação

Casas noturnas poderão ser obrigadas a distribuir camisinhas

Isso é o que prevê uma proposta em tramitação na Câmara, e que quer conscientizar os frequentadores das boates sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis

Será que as boates são lugares em que se vai em busca de sexo casual? Pois isso é o que parece indicar um projeto de lei que está tramitando na Câmara dos Deputados.
O Projeto de Lei 74/15, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), quer obrigar as casas noturnas com capacidade para mais de 500 pessoas a distribuir preservativos e folhetos informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis, em especial a Aids, aos frequentadores.

A medida valeria para boates, danceterias, bailões e qualquer outro lugar que cobre ingresso e tenha espaço para dança.

Essa proposta já havia sido apresentando no Congresso em 1998 pelo ex-deputado Enio Bacci (RS). Naquela época, o parlamentar chamava a atenção para os perigos da Aids e da falta de informação sobre a doença. Mas, apesar de ter sido aprovada na comissão de Seguridade Social e Família, não chegou a ser votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto antigo foi arquivado com o fim da legislatura passada.

Na justificativa do projeto original, e que é mantida por Pompeo de Mattos, o ex-deputado Bacci argumenta que "principalmente nos momentos de descontração, de alegria de festas, é que as pessoas devem ser lembradas da necessidade de prevenção contra a Aids".

O projeto de lei ainda será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Seguridade Social e Família, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, e Constituição e Justiça e de Cidadania.

(com Agência Câmara).