Seu design, segundo interpretação do fabricante, tem “as linhas características de um coupé esportivo combinadas à postura de um SUV e ao espaço interno e funcionalidade de uma minivan”. O modelo chega ao mercado nacional com preços entre R$ 69.900 e R$ 88.700, nas versões LX (manual e CVT), EX e EXL (CVT).
No interior do HR-V encontramos um console central elevado, a coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista.
Na versão EXL, os bancos possuem revestimento em couro (sintético) e o ar-condicionado é digital com comandos touch screen. Na configuração top de linha, o HR-V traz sistema multimídia, que permite o espelhamento de um dispositivo móvel via HDMI no monitor LCD de 7” multi touch screen. O GPS integrado com informações de trânsito, por enquanto, apenas das seguintes cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). O hardware possibilita a conexão Wi-Fi (via hotspot) com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além de Bluetooth com voice tag para a realização de chamadas telefônicas e reprodução de áudio, duas entradas USB e CD player. A reprodução de imagem da câmera de ré possui três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo). Todas as versões são equipadas com HFT (Hands Free Telephone), por meio de um comando no volante.
O espaço interno do HR-V permite acomodar até cinco ocupantes, além do uso extensivo do compartimento de carga com 437 litros.
O HR-V possui tração dianteira e o motor i-VTEC 1.8 SOHC, FlexOne. Essa tecnologia dispensa o tanque auxiliar para partida a frio.
Além da opção de transmissão manual com seis velocidades (exclusiva para a LX), a versão de entrada conta com a CVT. Esse câmbio também foi adotado nas versões EX e EXL, sendo que a top de linha ainda possui paddle shift (aletas no volante) e sete marchas “simuladas”.
Entre os diferenciais, o HR-V é o primeiro veículo de produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico (EPB), de série. O modelo também possui o sistema Brake Hold, que garante grande praticidade nas saídas em pisos inclinados. Quando acionado, mantém o carro parado, mesmo em subidas ou descidas, até o motorista pisar no acelerador.
No campo da segurança a linha HR-V traz, de série, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. O sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem) também é item de série.
Na versão EXL, o SUV ainda traz retrovisores com rebatimento elétrico e a função Tilt Down, que ajusta para baixo automaticamente o espelho retrovisor direito quando o motorista engata a marcha à ré.
O HR-V possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará disponível nas cores: Branco Taffetá sólido, Prata Global metálico, Cinza Iridium metálico, Cinza Barium metálico, Preto Cristal perolizado, Marrom Júpiter metálico, além da exclusiva Vermelho Mercúrio perolizado. A Honda oferece ainda uma linha completa de acessórios.
Os preços* públicos sugeridos divulgados pela montadora são:
- LX MT – R$ 69.900
- LX CVT – R$ 75.400
- EX CVT – R$ 80.400
- EXL CVT – R$ 88.700
* Acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica/perolizada.