Revista Encontro

Cidade

Obras de revitalização do cemitério da Saudade serão retomadas

Segundo a Fundação Municipal de Parques, quatro novos velórios serão abertos no dia 16 de março

Vinícius Andrade
Os transtornos causados pelas obras de melhoria no cemitério da Saudade, que fica região leste de Belo Horizonte, estão próximos do fim.
Pelo menos é o que garante a Fundação Municipal de Parques (FMP) de BH. A reforma teve início em junho de 2013 e foi paralisada em janeiro de 2015 por motivos de ajustes contratuais. Segundo a FMP, o valor do aditivo, R$ 1,8 milhão, destinado também ao cemitério da Paz, já foi aprovado e as atividades serão retomadas ainda em março.

No início deste mês foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte para tratar sobre as obras no cemitério. Segundo o vereador Wendel (PSB), autor do pedido de reunião, a audiência foi muito produtiva e os resultados, positivos. "Estivemos reunidos com o prefeito e o secretário de obras, e acreditamos que os prazos serão cumpridos. A partir da próxima semana, quatro velórios já estarão disponíveis. A população poderá ter o serviço de volta, porque a situação estava caótica", afirma o parlamentar.

A FMP confirmou a informação de que os quatro novos velórios estarão em funcionamento a partir da próxima segunda-feira (16/03).

Além dos velórios, as obras incluem lanchonete, guarita, setor de serviços de arquivo, reforma dos quatro velórios já existentes, implantação de rede tubular de drenagem e projeto de paisagismo no cemitério.
Conforme a Superintendência de Desenvolvimento da Capital, responsável pela reforma, a previsão para a conclusão do projeto é de 60 dias. O valor total da obra é de R$ 3, 5 milhões.

O Cemitério da Saudade é o segundo maior de Belo Horizonte, com média de 261 sepultamentos por mês. A necrópole foi construída em 1942 para atender a população carente de Belo Horizonte que desejava um jazigo perpétuo, mas não tinha acesso ao cemitério do Bonfim..