Revista Encontro

Saúde

Vìrus zika chega ao Brasil

Muito parecido com o causador da dengue e da chikungunya, o vírus da febre zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, por isso causa tanta preocupação nas autoridades brasileiras

Os surtos de uma doença "misteriosa" na Bahia e na Paraíba já possuem explicação.
Mesmo sem a confirmação do Ministério da Saúde, os pesquisadores da Universidade Federal da Bahia identificaram o vírus, que é relacionado à febre zika, que nunca havia sido registrada na América Latina. As suspeitas de que o vírus também se encontra em Pernambuco ainda não foram confirmadas.

O vírus causador da febre zika foi descoberto pelos cientistas em 1947, por meio de uma pesquisa com macacos do gênero rhesus, que vivem nas florestas da Uganda, na África. Já o contágio em humanos se deu pela primeira vez em 1968, na Nigéria. Sua transmissão também se dá pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo responsável pela dengue e pela febre chikungunya – que chegou recentemente ao Brasil, vinda de países da América Central.

A zika é da mesma família dos vírus causadores da dengue, da febre amarela, da West Nile e da encefalite japonesa. Por isso é tão difícil distinguir os sintomas de cada uma delas. "O vírus zika pode ser considerado um patógeno emergente, que se espalhou fora da África e da Ásia pela primeira vez em 2007. Até agora, tem sido uma doença relativamente suave com alcance limitado, mas o seu verdadeiro potencial como um vírus e como um agente de doença é atualmente desconhecida", segundo o texto da enciclopédia livre do portal Finslab.

Principais sintomas da febre zika:


Fonte: portal Tua Saúde.